quarta-feira, 9 de maio de 2012

cimeira ibérica no Porto

in diálogos lusófonos

Cimeira Luso-Espanhola : reforço da cooperação militar e da segurança

Governantes dos dois países estão reunidos no Porto na Cimeira Ibérica


Por: Redacção  |  9- 5- 2012  11: 36
Passos Coelho e Mariano Rajoy (LUSA)
Portugal e Espanha reafirmaram hoje o seu apoio à futura ação da NATO no Afeganistão, à iniciativa 5+5 para o Mediterrâneo e à missão da UE no Sahel, reforçando, a nível bilateral, a cooperação em formação, tecnologia e indústria de defesa.

As posturas dos dois países estão refletidas na declaração que saiu do III Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa (CLESD), fórum que marcou o arranque da cimeira do Porto e no qual participaram os chefes de Governo, os ministros de Negócios Estrangeiros e de Defesa.

O texto, obtido pela Lusa, será agora incorporado nas conclusões da XXV Cimeira Luso-Espanhola, que reúne hoje no Porto os Governos de Portugal e de Espanha, marcando o reatar dos encontros bilaterais, três anos depois da última cimeira.

Fonte do Governo espanhol confirmou à Lusa que da reunião saiu ainda o compromisso de fortalecer o combate ao terrorismo, ao tráfico de pessoas e ao crime organizado (itens que não se refletem no texto da declaração).

Portugal e Espanha vão ainda, num prazo de três meses procurar compatibilizar os sistemas de vigilância marítima e fortalecer o combate conjunto a incêndios.

Na declaração os dois Governos comprometem-se, a nível bilateral, a «identificar projetos e atividades conjuntas de Smart Defence, no âmbito da NATO, e de mutualização de capacidades, no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa da UE».

O objetivo é «aprofundar a estreita cooperação já existente no domínio do desenvolvimento das capacidades militares de ambos os países» que será fortalecido por estudos sobre cooperação entre os centros de treino das duas Armadas.

Portugal e Espanha comprometem-se ainda a «aprofundar a cooperação na área da indústria e tecnologias de defesa», colaborando, no domínio aeronáutico, na modificação de aeronaves.

No que toca à formação, os dois países vão organizar conjuntamente dois módulos do Curso de Alto Nível do Colégio Europeu de Segurança e Defesa.

Acordaram também na «importância que assume a nova missão civil da UE no Sahel, que assegurará a capacitação das forças de segurança dos Estados desta região, na luta contra o terrorismo e contra o crime organizado, contribuindo, assim, para a estabilidade e segurança desta região vizinha».

Em situações onde Portugal ou Espanha assumam a liderança de um Agrupamento Tático (Battle Group) da UE será criado um «núcleo permanente de planeamento e coordenação», que implicará o estabelecimento de «pontos de contato nos Estados-Maiores Conjuntos».

A reunião de hoje do Porto serviu também para preparar a Cimeira da NATO que decorre em Chicago nos dias 20 e 21 de maio e Portugal e Espanha querem que essa reunião aprove decisões que permitam à Aliança Atlântica «adaptar-se às alterações geopolíticas atuais e ao contexto de austeridade económica».

Os países ibéricos reconhecem a necessidade de que a NATO continue «politicamente empenhada no Afeganistão», após 2014, e comprometem-se a «participar neste esforço, dadas as implicações que a estabilidade no Afeganistão tem para a paz e a segurança».

Sobre a Iniciativa 5+5 de Defesa, Portugal e Espanha confirmaram a participação no exercício conjunto de segurança marítima «SEABORDER 12», «ao abrigo da qual se desenvolvem atividades de cooperação de defesa entre alguns países da região do Mediterrâneo».

«Portugal e Espanha reiteraram o seu interesse comum na estabilização da região, sublinhando os contributos positivos da Iniciativa 5+5 de Defesa», refere a declaração, recordando que Portugal assumirá a Presidência desta iniciativa em 2013.

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---politica/cimeira-iberica-cimeira-passos-rajoy-tvi24/1346968-5796.html

Sem comentários:

Enviar um comentário