segunda-feira, 28 de maio de 2012

dia de camões em montreal

Palavras Lusófonas, pelo simples prazer da leitura, no dia 9 de junho

Os amantes da cultura lusófona têm um encontro marcado com as letras no próximo dia 9 de junho. Palavras lusófonas/Paroles lusophones vai proporcionar uma imersão na literatura dos países cuja língua principal é o Português. O evento está no calendário oficial do Consulado Geral de Portugal em Montréal para a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas. A proposta é simples: Montrealenses de todas as nacionalidades vão se encontrar num café para declamar poemas, contos, trechos de romances e outros géneros literários de escritores originários de países lusófonos. Serão duas horas de leituras pelo simples prazer da leitura. Cada participação deve durar no máximo três minutos e os textos de fonte lusófona podem ser declamados em qualquer língua. A escolha da obra ficará a critério dos participantes, mas a organização solicita que as referências (autor, língua, edição, páginas, etc.), assim como as presenças, sejam confirmadas com antecedência através da página Facebook (www.facebook.com/cafelusofono).

Encontro literário Paroles Lusophones
Quando: dia 9 de junho, das 17  às 19 horas
Onde: Paolo’s Café - 4603, Boulevard St. Laurent
O que levar: o texto preferido de um escritor lusófono
Confirmar presença e leitura escolhida através da página www.facebook.com/cafelusofono.

Paroles Lusophones é organizado por Nisa Remígio, Dionì Pereira, Richard Simas e Ana Paula Burg, e apoiado por Paolo’s Café. O objetivo do encontro é promover a literatura e a mundialização da língua portuguesa. A equipe pretende filmar o evento para a futura produção de um curta-metragem sobre o hábito da leitura.

Sobre o Dia de Camões
O acontecimento comemora o Dia de Camões, celebrado no domingo, ou seja, 10 de junho. O ícone da literatura lusófona morreu em 1580 e escreveu o célebre poema épico Os Lusíadas, que exalta a história de Portugal. Por isso, neste dia comemora-se, igualmente, o dia Nacional de Portugal e das comunidades portuguesas.

Assessora de imprensa

Ana Paula Burg
(514)      553-8660
anapaulaburg@gmail.com


Sem comentários:

Enviar um comentário