quinta-feira, 10 de maio de 2012

Editora brasileira lança "Uma conversa sobre a literatura portuguesa"


Editora brasileira lança "Uma conversa sobre a literatura portuguesa"

A pesquisadora Susana Ventura faz um "Convite à navegação" para que os brasileiros conheçam, de forma ágil e ilustrada, a história da literatura portuguesa.
Da Redação

Brasília - A editora brasileira Peirópolis aproveitou a ocasião da realização do Ano de Portugal no Brasil e decidiu lançar este mês a obra "Convite à Navegação - Uma conversa sobre a literatura portuguesa". O trabalho é da autoria de Susana Ventura, doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. 

Segundo a editora Peirópolis, o livro conta com ilustração de Silvia Amstalden e "apresenta de forma ágil e poética a história da formação da literatura portuguesa". Com 128 páginas, tem o preço recomendado de R$ 32. 

Susana Ventura faz um apanhado histórico que se inicia na Idade Média, com o objetivo de situar o viajante no contexto em que emergiram as primeiras manifestações literárias na Península Ibérica. 

Assim, o leitor descobrirá as principais características das cantigas que marcaram o Trovadorismo, conhecerá a obra "A demanda do Santo Graal", do mesmo período literário, assim como a análise crítica das chamadas novelas de cavalaria.

Gil Vicente também tem seu lugar no palco desta aventura com seu teatro e a análise de algumas de suas peças famosas, como o "Auto da Barca do Inferno" e "A farsa de Inês Pereira". Camões e "Os Lusíadas" marcam igualmente presença na obra. 

"O livro convida a todos os que lidam com a língua portuguesa, tanto em suas manifestações literárias quanto na comunicação diária, na escola e na vida, a embarcar na paisagem sociocultural em que a língua portuguesa se formou", destaca a editora, realçando ainda que "as ilustrações atemporais de Silvia Amstalden dão vida e emoção a esta viagem".

Susana Ventura é doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Como professora e pesquisadora das literaturas de língua portuguesa, tem trabalhado em diferentes universidades brasileiras, portuguesas e francesas ministrando cursos e palestras. 

Organizadora da I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens – Lisboa, 2010, e do Colóquio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens – Lisboa, 2011, Susana Ventura está ligada ao Núcleo de Estudos Ibéricos da Universidade Federal de São Paulo e ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP em 2002, Silvia Amstalden atualmente trabalha com artes gráficas, ilustração e arte-educação. É integrante do grupo de ilustradores Charivari, selecionado pelo edital Conexão Artes Visuais da Funarte em 2007.

Sem comentários:

Enviar um comentário