quinta-feira, 17 de maio de 2012

o (des)acordo rasteiramente xenófobo, antibrasileiro, chauvinista e de uma pequenez de horizontes que confrange.


José Cunha-Oliveira 17 May 00:51

é provavelmente um enorme pretensiosismo falar de (des)acordo ortográfico. pressupõe que não se concorda com algo a que não se é chamado a concordar, nem se tem mandato nem qualificação para o fazer. pior, pressupõe que quem tem obrigação profissional de o por em prática pode dar-se ao luxo de não o por em prática. pressupõe que a norma que defendem pode também ser posta em causa, já que ninguém ouviu nem tinha que ouvir a turbamulta intelectual ou intelectualoide da época em que ela foi estabelecida (1911), nem nenhuma das normas anteriores a essa norma pretensamente sagrada e imutável descoberta há 100 anos e já modificada por diversas vezes. tão sagrada e indiscutível que teve contra ela Fernando Pessoa, que adorava os Y e os Ph, mas não ganhou nada com isso, apesar da sua genialidade. pressupõe que, se se pode não concordar com uma norma, todos podem não concordar com a norma ensinada nas escolas. e, por conseguinte, que deixam de existir os erros ortográficos e essas coisas ensinadas pelos professores de Português. que, por conseguinte, deixam de ser necessários.
em parte alguma do mundo a norma ortográfica é estabelecida pelo acordo da turbamulta, seja ela intelectual ou intelectualoide. é algo que é feito regularmente pelas academias de países que partilham a mesma língua, quando pretendem defendê-la da fragmentação das ortografias. é o caso do alemão e do castelhano, entre outras.
mas infelizmente não é nada disso que está em causa na questão do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990. o que está em causa é um sentimento rasteiramente xenófobo, antibrasileiro, chauvinista e de uma pequenez de horizontes que confrange. os argumentos sempre utilizados e sistematicamente distorcidos e errados vão ter sempre ao mesmo lado: o antibrasileirismo revoltante.
felizmente, os factos passaram-lhes à frente. o Acordo Ortográfico faz o seu caminho. todos os dias há notícia de nova gente e novos mídia que o aplicam. eles, os pretensiosos que se acham no direito de discordar de algo que não é da conta deles, estão a ficar para trás. xauuuu...

Sem comentários:

Enviar um comentário