sábado, 9 de junho de 2012

MIA COUTO E AO1990

O QUE DIZ MIA COUTO (08-06-2012):

http://visao.sapo.pt/mocambique-mia-couto-diz-que-governo-fez-bem-ao-ratificar-acordo-ortografico=f669057

Moçambique: Mia Couto diz que Governo "fez bem" ao ratificar Acordo Ortográfico.

Maputo, 07 jun (Lusa) - O escritor moçambicano Mia Couto saudou hoje o Governo moçambicano por ter ratificado o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, defendendo que "o país não podia ficar uma ilha e à margem" da nova situação gerada pelo tratado.

Em sessão extraordinária, o Conselho de Ministros de Moçambique ratificou quinta-feira o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, informou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi.

"Fez bem o Conselho de Ministros ao ratificar o acordo, porque o país não podia ficar uma ilha e à margem da nova situação provocada pela vigência da ortografia aprovada pela maior parte dos países da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)", afirmou Mia Couto.

Ler mais: http://visao.sapo.pt/mocambique-mia-couto-diz-que-governo-fez-bem-ao-ratificar-acordo-ortografico=f669057#ixzz1xEzCxIeX

O QUE DIZ VASCO GRAÇA MOURA (04-06-2012):

http://www.tvi.iol.pt/noticia/sociedade/acordo-ortografico-angola-mocambique-ratificado-tvi24/noticia/aa---videos---sociedade/graca-moura-acordo-ortografico-tvi24/1353066-5795.html

Graça Moura: «Acordo é manifestação colonialista»

O Presidente do Centro Cultural de Belém continua a afirmar-se frontalmente contra o Acordo Ortográfico. Em entrevista no programa «Olhos nos Olhos», da TVI24, Vasco Graça Moura considerou que o Acordo deveria ser revogado.

«Este acordo é uma manifestação perfeitamente colonialista e fez tábua rasa de quaisquer regras para os vocábulos nativos», frisou, lembrando que «para estar em vigor seria necessário que fosse assinado por todos os países, mas Angola e Moçambique não subscreveram».

«É uma forma de transferir a perda do império para o plano da língua, o que não faz sentido nenhum», disse, acrescentando: «Estamos a fabricar um atentado à língua portuguesa. O acordo devia ser suspenso».

O QUE DIZ CAVACO SILVA (22-05-2012):

http://www.tvi.iol.pt/noticia/sociedade/acordo-ortografico-angola-mocambique-ratificado-tvi24/noticia/iol-push---politica/acordo-ortografico-tvi24-ultimas-noticias-cavaco/1349952-6185.html

O Presidente da República, Cavaco Silva, salientou hoje a sua participação na ratificação do Acordo Ortográfico em Portugal, mas confessou que em casa ainda escreve como aprendeu na escola.

Durante a inauguração da Feira do Livro de Díli, Cavaco Silva visitou as várias bancas e, numa delas, destacou os livros já adaptados ao novo Acordo Ortográfico (AO).
Questionado se já se adaptou à nova grafia, o Presidente da República lembrou que o AO já foi ratificado pela Assembleia da República e entrou em vigor para os serviços públicos em 2012.

«Todos os meus discursos saem com o acordo ortográfico mas eu quando estou a escrever em casa tenho alguma dificuldade e mantenho aquilo que aprendi na escola. Mas isso é algo privado em casa, coisa diferente é a divulgação oficial de todos os documentos da Presidência», sublinhou, salientando que não só concorda com este Acordo como participou ativamente na sua ratificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário