sexta-feira, 15 de junho de 2012

perspetivas da língua portuguesa (na velha grafia)

A língua portuguesa:  perspectivas presentes e futuras 
por Ana Maria
Mão-de-Ferro Martinho



publicado no Idiomático , revista digital de Didáctica de Português Língua não Materna(PLNM)
Coordenação
Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho
Secretariado
Magda Silva, Vera Silvestre

Colaboram neste número
Ana Maria Mão-de-Ferro Martinho
, FCSH, Universidade Nova de Lisboa
Ana Luísa Oliveira, LEIP, Universidade de Aveiro
Arlinda Mártires, FCSH, Universidade Nova de Lisboa


No nº 4 da revista
Idiomático,http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/04/, segundo a coordenadora da revista, foram publicados três textos que se relacionam directamente com a realidade africana.
O primeiro coloca algumas questões de enquadramento de problemas sobre a Língua Portuguesa que consideramos deverem ser destacados no momento que hoje vivemos, de grandes mudanças e também, por isso, de grandes desafios. Ao nível das mentalidades e das perspectivas científicas e metodológicas nomeadamente.
Os dois seguintes dedicam-se à reflexão sobre a Guiné-Bissau. Esta é uma escolha intencional, uma vez que se trata de um país muitas vezes excluído dos estudos empíricos e de investigação fundamental. Esperamos desta forma dar um contributo actual para a compreensão de uma realidade que deve merecer a nossa atenção de docentes e investigadores.
Apresentamos assim um trabalho de investigação e tratamento de dados referentes a estudantes de origem guineense, seguido de um outro de natureza testemunhal, que parte de uma experiência de ensino-aprendizagem naquele país.


http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/04/plemafrica.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário