segunda-feira, 18 de junho de 2012

PESSOA EM SÃO PAULO

Espetáculo com bicicletas homenageia Fernando Pessoa em São Paulo

A companhia italiana Fondazione Pontedera Teatro leva a São Paulo uma produção em que atores circulam em bicicletas para conhecerem a Lisboa do aclamado poeta português.
São Paulo - Na segunda-feira, dia 25 de junho, às 14h, o SESC Carmo realiza a apresentação do espetáculo "Lisboa", no Largo São Bento, centro de São Paulo. Criada pela companhia italiana Fondazione Pontedera Teatro, a encenação traz onze atores-músicos que se deslocam em bicicletas pela região central da cidade.
Vestidos de preto, eles movimentam-se em "direção ao céu", enquanto circulam, dançam, pedalam, interagem com o público e até caem propositalmente nesta homenagem ao poeta português Fernando Pessoa (1888-1935).
"Lisboa" corrompe a trivialidade da paisagem urbana ao introduzir a linguagem dramatizada nos versos poéticos e inspirados de Pessoa. "A intervenção evidencia o quanto as palavras do autor português são intensas e capazes de causar impacto na estética complexa das grandes cidades", sublinha a produção.
Com o uso da mimética e de instrumentos de sopro e acordeões, os atores visitam lojas, exploram jardins, sempre na procura pela Lisboa "imaginária", a cidade amada de Fernando Pessoa.
Com ele, estão seus heterônimos (os poetas "alter ego" que assinaram muitos dos seus trabalhos). Eles guiam ou o desencaminham, cantam e dançam e com a leveza, velocidade e atração de suas bicicletas que mudam o cotidiano de cada cidade que visitam.
A montagem parece buscar o tempo todo enfatizar as palavras do poeta: "Para viajar basta existir. Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são".
A Fondazione Pontedera Teatro atua na área de produção teatral, projetos educacionais e festivais de teatro na Itália e fora do país. A instituição é uma referência de fomento aos artistas e grupos da região da Toscana e teatros nacionais e internacionais, estabelecendo relações com diversos estudiosos, historiadores de teatro, teatro universitário e programas de antropologia.
A direção de "Lisboa" é de Anna Stigsgaard. Alice Casarosa, Alice Maestroni, Chiara Coletta, Cristina Valota, Irene Rametta, Julia Filippo, Sara Zanella, Silvia Tufano, Simone Evangelisti, Stefano Franzoni e Valentina Bechi integram o elenco.
O espetáculo tem uma hora de duração e é livre para todos os públicos. Mais informações pelo telefone 3111-7000 ou pelo portal www.sescsp.org.br
Serviço:
"Lisboa"
Realização: SESC Carmo
Local: Largo São Bento
Quando: Segunda-feira, dia 25 de junho, às 14h
Quanto: Grátis
Fone: 3111-7000

Sem comentários:

Enviar um comentário