segunda-feira, 18 de junho de 2012

Português em contexto africano multilingue

in diálogos lusófonos


Moçambique- Cátedra debate Português em contexto africano multilingue
A Cátedra Português como língua segunda e estrangeira realizou um colóquio sob o lema:
Português em Contexto Africano Multilingue: em busca de consensos com o objectivo de promover o debate público sobre uso do Português como língua não materna, com particular destaque para questões que decorrem do seu uso como língua oficial num país multilingue e multicultural como Moçambique.

Na sessão de a abertura, o Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Prof. Douto Orlando Quilambo, afirmou que o Colóquio contribui para reforçar o papel da UEM como instituição de excelência, com capacidade para proporcionar arenas de debate e troca de argumentação diversificada sobre questões que preocupam a humanidade.

Considerado um debate peculiar, por se tratar da língua portuguesa que é a língua oficial em Moçambique, onde a maior parte da população tem as línguas bantu como línguas maternas, acabando por ultrapassar a esfera da linguística para desembocar em questões sociais, culturais. É através dele que se ausculta a comunidade sobre as suas crenças e dúvidas.

Luís Bernardo Honwana, orador da Conferência Português: Língua de fazer Moçambique, diz pretender com este tema chamar a atenção à necessidade de aperfeiçoar o Português e garantir o acesso à maioria da população.

Ainda segundo Honwana, a língua portuguesa não pode ser tida como uma barreira entre os moçambicanos de diferentes locais geográfico, pois desde que haja vontade de desenvolver a intercomunicação, as pessoas podem participar de um debate nacional usando línguas locais. Não podemos promover a língua portuguesa como língua de exclusão social - disse.

Para a Prof. Perpétua Gonçalves titular da cátedra, o evento superou as suas expectativas uma vez que os conferencistas investiram na pesquisa dos trabalhos apresentados e conseguiram mobilizar o publico com as suas comunicações, e o público, surpreende-se com a qualidade das informações novas sobre os temas tratados.

Com conferencistas académicos e intelectuais de relevo que partilharam com o público as suas reflexões e pesquisas sobre esta problemática, a conferência inaugural do Colóquio, Luís Bernardo Honwana se debruçou sobre o tema Português: Língua de fazer Moçambique.

E, em seguida, o académico brasileiro Carlos Faraco fez uma conferência sobre  a língua portuguesa no contexto internacional: perspectivas e impasses.
A conferência de encerramento, dedicada ao tema a língua portuguesa como factor de desenvolvimento nacional e afirmação internacional que desafios? foi proferida por Lourenço do Rosário.
No do Colóquio realizou-se também uma Mesa Redonda, em que representantes dos meios de comunicação social, professores de diferentes níveis
de ensino e escritores fizeram reflexão sobre a Monitorização do processo de nativização do Português em Moçambique.

Sediada na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, a Cátedra Português é fruto de um protocolo entre a Universidade Eduardo Mondlane e o Instituto de Camões e está em pleno funcionamento desde 2009.

http://www.uem.mz/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=384

__._,_.___

Sem comentários:

Enviar um comentário