quarta-feira, 1 de agosto de 2012

açores


Os Açores, arquipélago achado oficialmente por portugueses e colonizado por portugueses, flamengos, espanhóis, alguns franceses, ingleses, judeus e negros, possuem famílias que não fazem parte do Armorial Lusitano. Entre elas encontra-se a família Bom-Dia.
 
Os Bom-Dia são oriundos da Espanha. Chegaram à Ilha do Faial ( Açores-Portugal) na época da dominação filipina( 1580/1640) quando Portugal ficou submetido à Coroa Espanhola. Vieram por duas vias. Francisco Bom-Dia e por seu Sobrinho Pedro Rodrigues Carrascosa ( filho de sua irmã Paula Bom-Dia).
 
Francisco Bom-Dia na Espanha era morador em Villa Maior. Veio como soldado,  vindo no terço dos Castelhanos comandado pelo Capitão Ruas, para submeter o arquipélago. No Faial casou com Beatriz Nunes, viveu e morreu. Desonerado do serviço militar se estabeleceu como negociante e acumulou grossa fortuna. Foi um dos homens mais ricos e influentes na política da Ilha açoriana do seu tempo. 
 
Pedro Rodrigues de Carrascosa - supõe Marcelino Lima que o apelido  Carrascosa tenha sido assumido por ter ele morado na rua Carrascosa e  lá ter construído um poço famoso pelas águas com propriedades terapêuticas . No Faial casou com Catarina Teixeira e em segundas núpcias com Ana Silveira. Deixou  larga descendência.
 
Fonte:Famílias Faialenses ( Marcelino Lima)
 
Maria Eduarda Fagundes
Uberaba, 01/08/2012

--

Sem comentários:

Enviar um comentário