quinta-feira, 9 de agosto de 2012

jovem escritor açoriano

Presidente da Câmara de Ponta Delgada encoraja jovem escritor

por Jornal Açores 9
  • PARTILHAR
José Manuel Bolieiro na apresentação do livro EsquissoTexto/Foto: Gabinete de Imprensa CMPD
José Manuel Bolieiro na apresentação do livro Esquisso
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, deu um testemunho de encorajamento ao jovem Francisco Tavares de Melo Martins do Vale que, aos 22 anos de idade, acaba de lançar o seu primeiro livro de poesias, intitulado “Esquisso”.
Foi na apresentação daquela obra de estreia do autor, ao fim do dia de quarta-feira, no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, um espaço municipal que, desde a sua inauguração em 2004, tem sido palco de inúmeras atividades socioculturais, em grande parte, destinadas à formação e educação da juventude, dada a flexibilidade das suas valências.
Sobre o jovem autor, que frequenta o 3º ano de Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, o responsável autárquico expressou, em nome pessoal e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o agrado pela qualidade da escrita e pela inspiração do autor “nos Açores, terra onde tem as suas raízes”, bem assim como na sua capacidade de dar asas à criatividade, em Lisboa, onde estuda para concretizar a sua vocação”.
“A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem a expetativa de que mantenha a qualidade da escrita expressa no livro hoje lançado e a mesma vontade inspiradora que há-de continuar a motivá-lo a ter um bom futuro”, encorajou o Presidente da autarquia.
Para José Manuel Bolieiro, o jovem Francisco Tavares de Melo Martins do Vale tem na sua criatividade a livre expressão de quem nasceu nuns Açores autónomos e democráticos. A capacidade de transpor a sua inspiração para a poesia.
Para além dos estudos em medicina, o jovem escritor tem as suas referências no desporto, designadamente, no futebol, no Clube União Micaelense, agremiação que, também, se fez representar na apresentação do livro “Esquisso”, manifestando, assim o seu apoio ao novo projeto de Francisco Martins do Vale.
Neste âmbito, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada quis realçar o papel do desporto como escola de valores e de formação para a cidadania dos jovens, considerando a boa influência do clube em causa nesta primeira viagem pela escrita de Francisco Tavares de Melo Martins do Vale.
O livro “Esquisso” foi apresentado no Auditório Municipal de Ponta Delgada do Centro Cultural e Cívico de Santa Clara pelo tio e padrinho de Francisco, o escritor José Carlos Tavares de Melo, autor de 12 livros publicados.
A ilustrar e a dar outra vivacidade à criatividade da poesia do jovem do autor, o livro “Esquisso” apresenta pinturas da autoria de Luís Miguel Cordeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário