terça-feira, 16 de outubro de 2012

consulado de portugal em são paulo

Consulado de Portugal em São Paulo lança projeto para o interior do Estado

"Queremos estar cada vez mais próximos das comunidades luso-brasileiras", explica o cônsul Paulo Lourenço, que esta terça-feira lança em Campinas uma espécie de "consulado móvel".
São Paulo - O Consulado Geral de Portugal em São Paulo lança esta terça-feira na cidade de Campinas a primeira Permanência Consular portuguesa da cidade e a segunda do Estado de São Paulo. O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham no interior paulista.
A iniciativa vai levar a estrutura do Consulado para mais perto daqueles que residem longe da capital, diminuindo a necessidade de se percorrer grandes distâncias e os custos com viagem. "Queremos estar cada vez mais próximos das comunidades luso-brasileiras no interior e levar soluções que facilitem o dia a dia desses cidadãos", explica o Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.
A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, poderá efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Isso é possível graças a um computador tecnologicamente avançado, intitulado "Pepmóvel", que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações do Consulado. Indiretamente, o projeto servirá também como um meio de aproximação dos empresários portugueses da região.
Os atendimentos serão realizados nos dias 16 e 17 de outubro, na Casa de Portugal de Campinas, e será necessário agendamento prévio pelo site do Consulado (www.consuladoportugalsp.org.br) ou pelo e-mail cat1@spaulo.dgaccp.pt.
Até o final do ano, a intenção é que a unidade móvel se desloque a distâncias cada vez maiores da capital de São Paulo, dentro da jurisdição que abrange o Consulado. As próximas cidades previstas são Marília, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, além de uma segunda visita a Araraquara, onde foi inaugurada a primeira Permanência Consular do Estado de São Paulo em setembro deste ano, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Visita diplomática
Durante a visita à Campinas para a inauguração da Permanência Consular, o Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, em companhia da diretoria do Aicep (Agência para Investimento e Comércio Externo de Portugal), aproveitará a oportunidade para se reunir pela manhã com empresários locais no CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
À tarde, o Cônsul terá um encontro com o Reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernando Ferreira Costa, seguido de um debate com estudantes de economia e relações internacionais sobre a atual situação econômica na Europa.
A Unicamp, assim como a USP, são parceiras de várias universidades portuguesas em assuntos relacionados à cooperação científica e ao intercâmbio de estudantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário