segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

BRASIL ADIA AO1990


Senador diz que vigência obrigatória do acordo ortográfico será adiada

A princípio, mudança valeria a partir de 1º de janeiro de 2013

AGÊNCIA BRASIL
Publicado:
Atualizado:
Brasília - O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) disse nesta terça-feira (4) que o novo acordo ortográfico da língua portuguesa deverá ter vigência obrigatória só a partir de 31 de dezembro de 2015.

O acordo, assinado em 2008 por sete países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e que pretende simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio social da língua no cenário internacional, valeria a partir de 1º de janeiro de 2013 no Brasil. No entanto, de acordo com Cyro Miranda, a presidente Dilma Rousseff declarou que vai emitir um decreto adiando a data.
O senador diz que havia entrado com uma proposta de resolução para o adiamento, mas que a presidenta a dispensou, já que o processo de aprovação desse tipo de norma é mais demorado.
Miranda acredita que o ideal seria adiar a vigência para 2018 e sugere que seria necessário a elaboração de outro acordo, que tenha a contribuição de mais setores da sociedade.
— Além do novo acordo ter sido muito mal feito, os professores ficaram de fora — disse. — Precisamos rever tudo. Temos que descomplicar a língua, se não vai ser só retórica... temos que aprovar um formato com lógica. [O novo acordo] tem tanta exceção que os professores não sabem o que vão ensinar.
O senador também disse que o governo indicou que vai sugerir aos outros países que adiem a vigência do novo acordo para que todos possam fazer uma total reformulação. Ele diz que em Portugal o acordo só vai valer a partir de 31 de dezembro 2015. Em Cabo Verde a vigência do acordo está programada para 2016.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/senador-diz-que-vigencia-obrigatoria-do-acordo-ortografico-sera-adiada-6934224#ixzz2EdYSVhid
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem comentários:

Enviar um comentário