quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA

IN DIÁLOGOS LUSÓFONOS

Leia o texto sobre "A história da cartografia nos países ibero-americanos" de Héctor Mendoza Vargas*  e João Carlos Garcia *.

O tema é apaixonante pelo que nos informa sobre aspetos culturais, históricos e as nossas memórias.

Dizem-nos os autores que "entre os países ibero-americanos a História da Cartografia tem alguma tradição junto dos eruditos, dos militares e dos diplomatas: os velhos mapas espanhóis ou portugueses fazem parte do imaginário historiográfico ligado aos episódios da expansão geográfica europeia da Época Moderna; as cartas corográficas mexicanas ou brasileiras relaciona-as o público com a disputa e fixação das fronteiras no Novo Mundo, após as independências. Mas a quantidade e a qualidade dos documentos cartográficos produzidos no México ou no Brasil, no Peru ou em Cuba, na Argentina ou na Colômbia, em Portugal ou em Espanha, merece muito mais atenção do que aquela que lhes tem sido dada.
Os velhos mapas requerem um novo estudo, uma nova leitura, uma nova visão, como figurações gráficas e, particularmente, como testemunhos culturais, e não apenas como documentos técnicos ou provas históricas."

Leia o texto integral em http://terrabrasilis.revues.org/235


*

Autores

Héctor Mendoza Vargas

Instituto de Geografía, Universidad Nacional Autónoma de México, México

Artigos do mesmo autor

João Carlos Garcia

Departamento de Geografia, Universidade do Porto, Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário