sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

intercâmbio Canadá Açores

in diálogos lusófonos

 

Canadá: Associação de Manitoba quer intercâmbio de jovens com os Açores




A interrupção nos últimos anos da chegada de novos emigrantes à província do Manitoba pôs termo ao “refrescamento natural” da comunidade portuguesa nesta região do interior do Canadá, obrigando ao lançamento de intercâmbios com as zonas de origem.
A necessidade deste intercâmbio foi defendida por Mário Santos, presidente da Associação de Portugueses do Manitoba, em declarações à Lusa no final de uma visita realizada em Dezembro aos aos Açores, que teve como principal objectivo alertar os dirigentes regionais para este problema. Durante a estadia nos Açores, Mário Silva foi recebido em audiência pela presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Berta Cabral.
Mário Santos, que dirige há 15 anos aquela associação, que reúne cerca de mil associados, dos quais 80 por cento de origem açoriana, frisou que, se não for feita alguma coisa para “atrair os jovens (luso-descendentes no Manitoba) a vir a Portugal, Portugal passa a ser (para eles) apenas um país no mundo”.
 “Tem de haver um impulso das autoridades portuguesas” para garantir um “intercâmbio entre jovens de cá e de lá”, advertiu.
A Associação de Portugueses do Manitoba   http://manitobaportuguesa.blogspot.pt/, com sede em Winnipeg, capital desta província canadiana, tem 45 anos de actividade e dispõe de uma filarmónica e de um parque recreativo próprio, promovendo várias iniciativas nos domínios da cultura e do desporto.
Na província do Manitoba residem cerca de 25 mil portugueses, tendo os primeiros emigrantes chegado a esta região do interior do Canadá em meados da década de 1950.
Segundo Mário Santos, muitos destes emigrantes são idosos a precisar de apoio, o que justifica o envolvimento da associação no funcionamento de um lar com capacidade para acolher entre 36 a 40 casais.
A cidade de Winnipeg fica a cerca de duas horas de voo de Toronto, capital da província do Ontário, onde se concentra a maioria dos emigrantes portugueses no Canadá.

http://www.mundoportugues.org/content/1/8502/canada-associacao-manitoba-quer-intercmbio-jovens-com-acores

Sem comentários:

Enviar um comentário