já em linha e gratuito para descarregar por um curto espaço de tempo o 1º anuário dos colóquios nº 1 a nº 13 (2002 a 2009)
o trabalho está disponível na nossa página em iniciativas cujo atalho é
http://www.lusofonias.eu/cat_view/91-iniciativas-e-apoios/57-iniciativas.html?view=docman
-------- Original Message --------
caros colegas
O Presidente da Direção AICL, Colóquios da Lusofonia,
J. CHRYS CHRYSTELLO,
o trabalho está disponível na nossa página em iniciativas cujo atalho é
http://www.lusofonias.eu/cat_view/91-iniciativas-e-apoios/57-iniciativas.html?view=docman
o trabalho está disponível na nossa página em iniciativas cujo atalho é
http://www.lusofonias.eu/cat_view/91-iniciativas-e-apoios/57-iniciativas.html?view=docman
-------- Original Message --------
Subject: | anuário dos colóquios |
---|---|
Date: | Sat, 29 Oct 2011 18:15:54 +0000 |
From: | chrys gmail d <drchryschrystello@gmail.com> |
To: | undisclosed-recipients:; |
caros colegas
Dentre as conclusões do 13º colóquio da lusofonia (Florianópolis 5-9 abril 2010) salienta-se a 22ª:
Malaca Casteleiro sugeriu ainda que em cooperação com a Academia Brasileira de Letras, Academia Galega da Língua Portuguesa, Universidades, Politécnicos e outras instituições se valorizem as publicações de trabalhos das Atas/Anais, fazendo-se uma Antologia em edição conjunta para diversos países e regiões em formato de papel, selecionadas por um júri científico a nomear. Analisada esta proposta e dadas as muitas centenas de trabalhos recebidos ao longo destes anos e constantes das Atas/Anais, sugere-se o seguinte:
1. NOMEAR EVANILDO BECHARA, MALACA CASTELEIRO E ÂNGELO CRISTÓVÃO representando as três Academias, para o júri científico que irá analisar as obras a publicar em Antologia.
2. A fim de evitar trabalho excessivo por parte dos membros do júri, o Presidente da Comissão Executiva, com o apoio dos escritores CRISTÓVÃO DE AGUIAR E VASCO PEREIRA DA COSTA fará uma seleção prévia das mais de 600 apresentações de trabalhos e enviará essa seleção ao júri, para deliberar quais as obras merecedoras de constarem, pelo seu valor científico e outros, na referida Antologia.
3. ...
8. Tendo em consideração a dificuldade de estabelecer uma metodologia capaz de selecionar entre mais de seiscentas obras apresentadas desde o 1º ao 13º colóquio da lusofonia para constarem de um trabalho de antologia representativo da variada gama de temas e subtemas em discussão ao longo dos anos decidiu-se:
1- Excluir da pré-seleção de 132 trabalhos todas as obras que foram objeto de publicação em Atas/Anais na forma de livro.
2- Incluir apenas as que ainda não haviam sido publicadas em Atas/Anais na forma de livro
3- Foram critérios primários de seleção a escolha de obras que pudessem refletir a variedade de temas em debate e a orientação geral dos colóquios da lusofonia relativamente a TRADUÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA NA GALIZA, ACORDO ORTOGRÁFICO 1990, QUESTÕES E RAÍZES DA LUSOFONIA, AÇORIANIDADES E INSULARIDADES, AUTORES AÇORIANOS, LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO E SEU RELACIONAMENTO COM CRIOULOS E OUTROS IDIOMAS
4- Nenhum autor poderia ter mais do que um trabalho na seleção final
5- Os temas apresentados teriam de ser inovadores ou revelar facetas menos conhecidas e divulgadas dos temas que debatiam nos anos em que não se publicaram Atas em livro.
6- Cada colóquio teria de ter, pelo menos, uma obra selecionada entre todas as que foram apresentadas
7- Os temas apresentados deveriam poder servir para divulgar o caráter abrangente das nossas temáticas e das nossas preocupações com a preservação e fortalecimento da língua portuguesa falada e trabalhada em todos os pontos do mundo, independentemente de ser língua oficial desses países ou comunidades
8- Findo este processo escolheram-se 26 autores e obras para publicar na Antologia,
Contudo, dada a dificuldade de publicação e o pouco interesse comercial na mesma face a outros trabalhos mais prementes, subsequentemente ao decidido nas Conclusões do 16º colóquio em Santa Maria 2011, tomou-se a iniciativa de disponibilizar em linha o volume um do Anuário dos Colóquios com uma seleção de trabalhos entre 2002 e 2009 do 1º ao 13º colóquio. Nenhum destes trabalhos fora publicado em livro de atas quer pela Câmara Municipal de Bragança quer pela da Lagoa ou qualquer outra entidade. Temporariamente estará disponível para o público em geral e passará depois a ser limitado aos sócios.J. CHRYS CHRYSTELLO,
o trabalho está disponível na nossa página em iniciativas cujo atalho é
http://www.lusofonias.eu/cat_view/91-iniciativas-e-apoios/57-iniciativas.html?view=docman
-- J. CHRYS CHRYSTELLO, Presidente da Direção, Colóquios da Lusofonia (AICL, Associação [Internacional] Colóquios da Lusofonia) - NIPC 509663133, Sede: Rua da Igreja 6, Lomba da Maia 9625-115, S. Miguel, Açores, Portugal, Contactos: (+351) 296446940, (+351) 91 9287816/ 91 1000465, Página web (EM ATUALIZAÇÃO): www.lusofonias.net, Correio eletrónico: lusofonia.aicl@gmail.com / lusofoniazores@gmail.com /lusofonias@lusofonias.net Faxe eletrónico:+(00) 181 5301 3682 / (00) 1 630 563 1902, Blogue: http://coloquioslusofonia.blogspot.com/ , YAHOO GRUPO: LUSOFONIA-AICL@yahoogroups.com, SUBSCREVER: LUSOFONIA-AICL-subscribe@yahoogroups.com, XVII Colóquio LAGOA - AÇORES 2012 http:www.lusofonia2002.com.sapo.pt, COLÓQUIOS DA LUSOFONIA (AICL, ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL COLÓQUIOS DA LUSOFONIA) www.lusofonias.net