Já não é novidade para ninguém que os alunos oriundos de famílias mais favorecidas beneficiam os resultados das escolas que frequentam, sejam elas escolas públicas ou privadas, pelo que qualquer análise comparativa de resultados entre escolas deve ser efectuada considerando o contexto social da sua população escolar.
Os estudos internacionais também apontam para o facto de existir uma menor diferenciação social e económica da população escolar nos países em que existe financiamento público que possibilite que os alunos mais desfavorecidos frequentem as escolas privadas.
Num dos seus mais recentes estudos, a OCDE enfatiza que nestes países em que há uma redução da clivagem económico-social entre as escolas privadas e estatais, os resultados escolares do PISA são melhores, sugerindo-se que a equidade social e a melhoria dos resultados educativos andam de mãos dadas.
Por cá, os exames nacionais aproximam-se e com eles a publicação dos Rankings. Será que este ano vamos ser poupados há já saturada, ideológica e inoquoa, comparação entre a escola pública e a escola privada ? Os dados existentes permitem aos cidadãos conhecer e perceber vários aspectos importantes:
- o que cada escola está a ensinar aos seus alunos mais favorecidos;
- o trabalho de cada escola com os alunos mais desfavorecidos;
- a diferença de resultados entre as várias populações escolares na mesma escola;
Fica aqui o desafio para que, enfim, possamos começar a debater qualidade educativa com dados e resultados concretos e a trabalhar na construção de um serviço público de educação.
Fica aqui o desafio para que, enfim, possamos começar a debater qualidade educativa com dados e resultados concretos e a trabalhar na construção de um serviço público de educação.
Diário de Educação clique para conhecer todas as novidades do sector da educação em Portugal |
FLE - Fórum para a Liberdade de Educação
Procure-nos no Facebook
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem
Modificar a sua subscrição
Remover subscrição
Sem comentários:
Enviar um comentário