Portugal acolhe em outubro conferência sobre futuro da língua portuguesa
Portugal vai acolher em outubro a II Conferência Internacional Sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, uma iniciativa que pretende avaliar os progressos alcançados à luz dos objetivos do Plano de Ação de Brasília aprovado em 2010.
28-02-2013
A conferência, que decorre sob o tema "Português Global - Internacionalização, Ciência e Inovação", terá lugar entre 31 de outubro e 03 de novembro de 2013, em Lisboa.
A iniciativa é uma organização do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Ministério da Educação e Ciência, faculdades de Letras de Lisboa, Coimbra e Porto e faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Segundo informação divulgada hoje pelo Camões, a conferência inclui, além de reuniões técnicas e políticas, um colóquio aberto à sociedade civil e uma cimeira de ministros dos países lusófonos.
A conferência pretende "avaliar e aprofundar os principais eixos temáticos definidos no Plano de Ação de Brasília", que servirão de base às comunicações dos oradores.
A língua portuguesa como língua de ciência e da comunicação digital, estratégias de internacionalização da língua portuguesa nas organizações internacionais e nas indústrias culturais, estratégias de promoção e difusão do ensino da língua portuguesa no mundo, diversidade linguística nos países da CPLP e implementação do Acordo Ortográfico serão os temas em análise.
A implementação do Plano de Ação de Brasília para a Promoção, Difusão e Projeção da Língua Portuguesa foi aprovada em julho de 2010, na cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda.
CFF // VM.
Lusa/Fim
Sem comentários:
Enviar um comentário