sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dicionário Luís de Camões editado em Novembro

de diálogos lusófonos se transcreve~


Dicionário Luís de Camões editado em Novembro

O Dicionário Luís de Camões, o primeiro dedicado à vida e obra do poeta, elaborado por especialistas nacionais e estrangeiros sob coordenação de Vítor Aguiar e Silva, chega às livrarias na segunda quinzena de Novembro numa edição da Caminho. A obra, que resulta de uma maratona editorial de cinco anos, envolveu 69 colaboradores de várias nacionalidades e reúne cerca de 200 artigos sobre aquele que é considerado “o poeta da nacionalidade”, pelo facto de ter escrito a epopeia moderna “Os Lusíadas”.
“Para nós portugueses, Camões cria a única mitologia cultural digna desse nome ainda viva e, apesar das aparências, mais viva do que nunca como texto profético da nossa perenidade sempre em instância do naufrágio”, escreveu o pensador Eduardo Lourenço num ensaio sobre o dicionário publicado na revista Ler de Outubro.
Ao longo de mil páginas, o Dicionário de Luís de Camões, considerado o grande acontecimento editorial de 2011, fornece aos leitores informação rigorosa e atualizada sobre a biografia, a obra lírica, épica, dramatúrgica e epistolar de Camões, a respetiva contextualização histórico-literária, os seus problemas filológicos e a influência e a crítica camonianas nos diversos períodos da literatura portuguesa.
O primeiro dicionário dedicado ao poeta quinhentista inclui ainda informação sobre a receção da sua obra nas principais literaturas mundiais, da espanhola à brasileira e à norte-americana.
Filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido em 1524-25 não se sabe exactamente onde e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa.
[Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=538265&page=0]
--
"Els límits de la meva llengua són els límits del meu món"
Ludwig Wittgenstein

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    O espaço Diálogo_Lusófonos tem por objetivo promover o intercâmbio de opiniões
    "Se as coisas são inatingíveis... ora!/Não é motivo para não querê-las.../
    Que tristes os caminhos se não fora/A mágica presença das estrelas!" Mário Quintana
    ______________________________
    Tradução de mensagens :translate.google.pt/

    __,_._,___

    Sem comentários:

    Enviar um comentário