terça-feira, 11 de outubro de 2011

Prefeita de Fortaleza anuncia construção da Casa da Lusofonia


Prefeita de Fortaleza anuncia construção da Casa da Lusofonia

Prefeita de Fortaleza anuncia construção da Casa da Lusofonia

A ordem de serviço da intervenção foi assinada ontem pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, durante abertura do Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, realizado pela Câmara Brasil-Portugal.

07-10-2011
Um espaço para promover o intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa. É com esse objetivo que está sendo construída a Casa da Lusofonia, na Praia de Iracema. Ele surgirá com a reforma do antigo restaurante La Trattoria, localizado na rua dos Pacajus, ao lado do antigo Cais Bar.

A ordem de serviço da intervenção foi assinada ontem pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, durante abertura do Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, realizado pela Câmara Brasil-Portugal. A assinatura foi simbólica, pois as obras já foram iniciadas e têm prazo de seis meses para serem concluídas.

A prefeita Luizianne Lins destacou que o equipamento será “um local para encontro, pesquisa e realização de eventos com foco na valorização da cultura de língua portuguesa”. O secretário executivo da Regional II, Francisco Humberto de Carvalho Júnior, complementa que, no espaço, serão realizadas atividades culturais, como exposições artísticas e lançamentos de livros, sempre com recorte na lusofonia.

Para a recuperação do prédio, serão investidos R$ 1.414.393,71 numa área de 843 metros quadrados, divididos em dois pisos. Serão construídos um Centro de Informações Turísticas, auditório para 90 pessoas, sala de exposição, café, biblioteca e salas de aula e reunião. O espaço terá elevador para garantir a acessibilidade e será todo climatizado.

Praia de Iracema

A construção da Casa da Lusofonia está entre as 22 duas intervenções da Prefeitura para a recuperação da Praia de Iracema. “Esse equipamento é importante, pois está inserido no espaço da cultura, da arte e do turismo”, enfatiza Luizianne. As intervenções abrangem a área entre o espigão da avenida Rui Barbosa - que passará a ser chamado de Pontal de Iracema - e a rua Almirante Tamandaré.


ENTENDA A NOTÍCIA
A Casa da Lusofonia faz parte do conjunto de intervenções realizadas na Praia de Iracema e estimulará trocas culturais entre países falantes da língua portuguesa. Construção está entre 22 intervenções do Município no local.

Geimison Maia
geimison@opovo.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário