domingo, 10 de julho de 2011

Ernesto Guerra da Cal e o site do seu centenário

Car@s sóci@s:

A passada quarta feira 6 de julho a Associação Pró-AGLP desenvolveu uma atividade dentro do programa dos atos  É-MUNDIAL (30 aniversário da AGAL), para dar a conhecer a figura de Ernesto Guerra da Cal e o site do seu centenário que este ano celebramos.

http://agal-gz.org/emundial/2011/07/06/guerra-da-cal-protagonista-do-emundial-polo-centenario-do-seu-nascimento/

O evento teve lugar no local da Gentalha do Pichel, em Compostela por volta das 21:00 h, e contou com a presença dos académicos Concha Rousia e Joám Evans, que junto ao presidente da AGAL e também académico Valentim R. Fagim, foram os encarregados de apresentar a figura do intelectual ferrolão.

O ato viu-se afetado por alguns problemas técnicos, a falta de conexão wi-fi no local, o que não permitiu entrar no site e visualizar convenientemente o trabalho realizado, informou-se aos assistentes do endereço e da existência da página.

Concha Rousia começou fazendo uma resenha da biografia de Guerra da Cal, da importância da sua obra e labor profissional e intelectual e o seu compromisso com o país e com a defesa ativa do português da Galiza. Fomentou a reflexão sobre o premeditado esquecimento ao que o oficialismo das instituições bourbónicas submetem na Galiza à sua figura, especialmente conhecendo o relacionamento de Guerra da Cal com muitos dos grandes galeguistas, além da maioria dos vultos principais das letras espanholas (Generación del 98 e Generación del 27).

Após a resenha biográfica chegou o momento da leitura de poemas de Guerra da Cal, ao que contribuímos alguns dos membros da junta diretiva da Pró e vários assistentes.

O ato decorreu, do mesmo jeito que o da quinta feira, num ambiente íntimo e quase familiar.

Desta forma a Associação Pró-AGLP contribuiu com um pequeno evento mais a inserir a figura de Ernesto Guerra da Cal dentro da programação do E-Mundial e facilitar o seu conhecimento.

Um abraço

Vicente
Pró-AGLP

Sem comentários:

Enviar um comentário