Angop | |
XVI reunião do Conselho de Ministro da CPLP | |
Luanda – A XVI reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi aberta a meio da manhã de hoje, sexta-feira, em Luanda, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti.
O encontro, que decorre numa das unidades hoteleiras de Luanda, congrega os ministros dos Negócios Estrangeiros dos oito países da CPLP.
De acordo com o ministro Georges Chikoti, depois de desejar boas vindas aos seus homólogos, a reunião constitui a oportunidade de proceder o balanço do que foi realizado no primeiro ano da presidência de Angola e para reflectir sobre os caminhos que a comunidade deverá trilhar no futuro próximo.
Sublinhou que este Conselho de Ministros concede também a oportunidade para procurar soluções que permitam ultrapassar alguns constrangimentos que urge resolver, tais como os financeiros.
De acordo com a agenda, os participantes vão se inteirar dos relatórios do presidente do Conselho de Ministros, do coordenador do Comité de Concertação Permanente, do Secretariado Executivo e do coordenador da reunião dos pontos focais de cooperação da CPLP.
Entre outras questões, os ministros deverão aprovar uma resolução sobre a “estratégia de segurança alimentar e nutricional na CPLP” e sobre a realização do primeiro fórum da sociedade civil.
Devem ainda adoptar um projecto de resolução sobre o roteiro para a reforma do sector de defesa e segurança da Guiné Bissau, em parceria com a comunidade económica dos estados da África Ocidental (CEDEAO).
Prevê-se igualmente se pronunciar sobre a melhoria das instalações da CPLP, conferindo melhores condições de trabalho da organização.
A reunião de ministros vai abordar também sobre os projectos de resoluções sobre o prémio “José Aparecido de Oliveira”, as eleições em São Tomé e Príncipe e uma homenagem ao antigo Presidente do Brasil, Itamar Franco.
A língua portuguesa, a sexta mais falada no mundo, é utilizada por cerca de 240 milhões de pessoas em todos os continentes.
A comunidade, que tem a concertação política-diplomática, a cooperação e a promoção da língua portuguesa como pilares de actuação, comemorou o seu 15º aniversário no dia 17 de Julho deste ano, sob o lema “Solidariedade na diversidade no espaço da CPLP.
Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Imprimir Indicar
Sem comentários:
Enviar um comentário