segunda-feira, 18 de julho de 2011

presidenta eleganta, jumenta?

enviado por Vasco Pereira da Costa:
A PRESIDENTA ELEGANTA
Ela não sabe e não sabe que não sabe...
"SUA EXCELÊNCIA, A SENHORA PRESIDENTA DILMA"
Agora, o Diário Oficial da União adoptou o vocábulo presidenta nos actos e despachos iniciais de Dilma Rousseff.
As feministas do governo gostam de presidenta e as conservadoras (maioria) preferem presidente, já adoptado por jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão, final os veículos de comunicação tem a ética de escrever e falar certo.
****
Na verdade, a ordem partiu directamente de Dilma: ela quer ser chamada de Presidenta. E ponto final.
Por oportuno, vou dar-lhes conhecimento de um texto sobre este assunto e que foi enviado pelo leitor Hélio Fontes, de Santa Catarina, intitulado:
“Olha a Vernácula"
“No português existem os particípios activos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendigar é mendicante.
Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente.
Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a acção que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se capela ardente, e não capela "ardenta"; diz-se a estudante, e não "estudanta"; diz-se a adolescente, e não "adolescenta"; diz-se a paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo seria:
"A candidata a presidenta comporta-se como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizantas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta."
"Assim ela pareceria mais inteligenta e menos ignoranta e jumenta".

Sem comentários:

Enviar um comentário