domingo, 24 de julho de 2011

nossa língua brasileira

 


“Nenhuma mente que se abre para uma nova idéia voltará a ter o tamanho original.”  Albert Einstein

Nossa língua brasileira
Escrito por Jaqueline Ogliari   

No português que falamos, cabe de tudo. Se fez a partir da miscigenação de influências e palavras dos povos que vieram tentar a sorte no Brasil. Depois de tanta mistura, é nossa língua e seus jeitos de falar que conquistam as pessoas mundo afora.

“A língua é minha pátria”, já cantava Caetano. Quem então se atreve a dizer que o que nós falamos, escrevemos e cantamos não é língua brasileira? De português tem a herança, o léxico, as construções gramaticais. Mas com tanta miscigenação e uma população de 190 milhões de falantes, o nosso português se abrasileirou há muito.

O carioca malandro, o pernambucano arretado, o mineirinho manso, tudo é parte do mesmo português brasileiro, termo usado para designar a variante falada aqui no Brasil. Estão todos no mesmo caldeirão, mas correspondem a ingredientes diferentes, criando uma saborosa língua mestiça que conquista gente do mundo inteiro.
Os países lusófonos elaboram de tempos em tempos acordos ortográficos para unificar a língua portuguesa, na tentativa de preservá-la. “Mas é o falar popular que ajuda a enriquecer a língua”, explica a linguista e professora titular da PUC-SP, Leila Bárbara. Para ela, os acordos são artificiais, porque não impedem a transformação que o povo faz do português. “O que pega é o que o povo fala”, arremata.

No Dia Mundial da Língua Portuguesa (21 de fevereiro), o Almanaque celebra mais do que o idioma falado em nove países do mundo. Celebramos a nossa língua brasileira, diferente pelas dimensões continentais. Noel Rosa explicou essa evolução, em Não Tem Tradução: Tudo aquilo que o malandro pronuncia / Com voz macia é brasileiro / já passou de português.


Ouça também no

http://www.almanaquebrasil.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10523:nossa-lingua-brasileira&catid=12987:especial&Itemid=217

Caetano Veloso cantar Nossa Língua Nrasileira

Thalma Freitas cantar  Orquestra Imperial Não tem tradução

__._,_.___

.

__,_._,___

Sem comentários:

Enviar um comentário