sábado, 13 de outubro de 2012

Chamada para publicação em Cadernos de Literatura










Chamada para publicação em Cadernos de Literatura em Tradução no. 14 (número especial chinês-português, organizada por Marcia Schmaltz, Univ. Macau)

Estamos recebendo colaborações, com cinco mil palavras no máximo, para apreciação e eventual publicação no número 14 (2013), dedicado exclusivamente à tradução da literatura chinesa e de expressão portuguesa.
As culturas portuguesa e chinesa dialogam há 500 anos. Durante este período, o volume de traduções de documentos e obras pode ser caracterizado por momentos que perpassam de intenso a letargia e ao ressurgimento. Como exemplos de intensidade em tradução, cita-se o período missionário na China e o período de secessão de Macau a Portugal. Com as guerras ocorridas entre meados do século XIX até a metade do século XX, as traduções entre o par linguístico arrefeceu, contudo foi parcialmente retomada no período posterior da proclamação da República Popular da China (cf. Jorge Amado, Euclides da Cunha, entre outros), enquanto que nos países de expressão portuguesa o volume de traduções também foi modesto devido à Guerra Fria. O ressurgimento de certo volume de traduções parece ocorrer a partir das políticas de Reforma e Abertura da China em 1978. O gradativo aumento de obras literárias traduzidas reflete o interesse do público ao entendimento mútuo e a aproximação entre as culturas envolvidas.

Os Cadernos de Literatura em Tradução número 14 (2013) está recebendo colaborações que tratem da influência das literaturas chinesa e de expressão portuguesa traduzida entre os países, artigos e ensaios que tratem de questões pertinentes à tradução das literaturas chinesa ou de expressão portuguesa, bem como de traduções de poesia e/ou ficção curta do chinês para o português (ou do português para o chinês), acompanhadas do original, com até cinco mil palavras, no máximo.

Favor enviar as contribuições a Marcia Schmaltz - marcias@umac.mo e a Cadernos de Literatura em Tradução - cadernosdeliteraturaemtraducao@gmail.com,  até 3 de março de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário