domingo, 27 de maio de 2012

canção timorense da nova zelândia???

http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.jpesperanca.blogspot.com%2F2012%2F05%2Fuma-cantiga-tradicional-timorense-vinda.html&h=OAQHrxCFRAQF5EXtuOf0ssP7rtODsGH3RxcRfhpZDyrdiew

Uma “cantiga tradicional timorense” vinda da Nova Zelândia


Nestes tempos de invenções de tradições (até já vemos grupos musicais de Kore Metan – um género musical mestiço e urbano, luso-timorense – a actuar vestidos com tais e com belaks pendurados ao pescoço...), é sempre bom recordar que as coisas nem sempre são como se diz...
A tal “cantiga tradicional timorense” a que me refiro no título é uma das minhas canções em tétum preferidas, e chama-se “Ha’u hakerek surat ida”. Foi-me dito há bastante tempo, por timorenses que sabem destas coisas, que a melodia é neozelandesa, e que a letra em tétum seria da autoria do já falecido Sr. Momô dos Mártires. Nunca calhou eu ter tido a oportunidade de verificar isto, mas hei-de tentar confirmar.


João Paulo esperança, já sabia desse facto,...
Vitor Murteira 27 May 15:41

João Paulo esperança, já sabia desse facto, nos termos exactos que o descreveu, desde a minha primeira estada em Timor, de 1969 a 1971. Foi-me revelado por uma turista neo-zelandesa, na varanda do Sporting Clube de Timor e os pormenores da tradução foram-me dados pelo meu Sogro, Luis Corrêa de Lemos, numa tarde quente de Balide. Quanto aos trajes actuais, já discuti isso com algumas pessoas que não veêm mal algum nessa "fraude" da tradição, invocando que isso pode melhorar o aspecto "cénico" das actividades culturais de Timor. Por mim continuo a pensar que seria melhor respeitar as tradições, mas é apenas a minha opinião de leigo, desafectado a interesses, mas que muito ama "Rai Tímur".

Sem comentários:

Enviar um comentário