Governo criou gabinete de protocolo, relações públicas e assuntos externos
Macau, China, 27 ago (Lusa) - O Governo de Macau terá a partir de 01 de setembro um gabinete para assegurar a organização do protocolo do executivo e a gestão dos assuntos consulares não inerentes à política externa, foi hoje anunciado.
Segundo o despacho publicado hoje em Boletim Oficial, o gabinete de protocolo, relações públicas e assuntos externos é justificado pelo aumento dos trabalhos relacionados com o exterior e a cooperação regional, bem como um novo posicionamento do território na plataforma regional, nos últimos 12 anos (desde que foi criada a Região Administrativa Especial de Macau).
"O mundo passou a conhecer e a dar mais atenção à Região Administrativa Especial. (...) Daí, o Governo necessitar de melhorar a funcionalidade dos trabalhos relacionados com o protocolo, relações públicas e acolhimento", justifica um comunicado.
O futuro gabinete funciona na dependência direta do chefe do executivo e terá como missão "fortalecer a capacidade do Governo da Região para tratar de assuntos ligados com as relações externas, contribuir para a boa imagem externa de Macau e reforçar os contactos e cooperação com o resto do mundo, bem como um melhor desenvolvimento da função de plataforma a nível mundial".
Segundo dados oficiais, Macau recebeu, em 2011, um total de 40 delegações do interior da China, mais de 100 embaixadores, cônsules e outro pessoal diplomático, e 63 delegações oficiais de diferentes países.
No ano passado, os serviços de protocolo e relações públicas dos serviços de apoio da sede do Governo organizaram 16 visitas do chefe do executivo ao interior da China e uma ao estrangeiro, realizada já em janeiro deste ano, naquela que foi a primeira visita de Chui Sai On às instituições europeias, em Bruxelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário