Descoberta construções megalíticas e arte rupestre Ilha Terceira/Açores/Portugal Insular: Telejornal -Açores - RTP Play - RTP
8/29/12, Joaquim Fernandes, historiador, compartilhou:
Telejornal - Açores - RTP Play - RTPSource: rtp.pt O arqueólogo Nuno Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Arqueólogos, diz ter encontrado vestígios de arte rupestre na Terceira que provam que os Açores não foram descobertos pelos portugueses.
|
8/29/12, Joaquim Fernandes, historiador, compartilhou:
Caros amigos,
Revejam o Telejornal/RTP Açores de ontem, a partir do minuto 3' 34''.Foi mais ou menos isto que "prenunciei" com laivos de inconsciente "profecia" no meu romance histórico "O Cavaleiro da Ilha do Corvo",que publiquei em 2008: a história desconhecida e ignorada da Macaronésia atlântica era uma inconveniência para a gesta lusitana de "500".Passados 4 anos a História emerge do longo sono do Passado parecendo quere dar-me razão e, sobretudo, justiçar essa voz incómoda que foi Damião de Góis que revelou em primeira mão que os portugueses não haviam sido os primeirosa habitar e a colonizar as ilhas açorianas... A estátua do enigmático cavaleiro encontrado na Ponta do Marco confirma tal pressuposto.As desejadas escavações no terreno irão esclarecer - e provavalemente diluir - este episódio de ficção histórica traduzida na nossapseudo prioridade da navegabilidade e descobertas no Atlântico...Esta é uma das mais inesperadas NOTÍCIAS dos últimos 5 séculos!Um abraço,Joaquim Fernandes, PhDRua Francisco Sena Esteves, 22, 3º Dtº Tras.
4200-604 Porto
Portugal
Telf.228317397
Tlm. 917338986
CTEC Board - Centro Transdisciplinar de Estudos da ConsciênciaUniversidade Fernando PessoaPraça 9 de Abril, 3494249-004 Porto
From: nuno.ribeiroSent: quarta-feira, 29 de Agosto de 2012 11:36
Subject: Descoberta construções megalíticas e arte rupestre Ilha Terceira: Telejornal -Açores - RTP Play - RTPAnunciada descoberta de construções megalíticas e arte rupestre na ilha Terceira pelo Prof. Doutor Félix Rodrigues Univ. Açores. Façam por favor a divulgação.Com os melhores cumprimentos,Nuno Ribeiro
Descoberta arte rupestre na Terceira
O achado desta arte milenar reforça a convicção de que a ocupação humana nos Açores é anterior à chegada dos portugueses.
O presidente da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA) revelou ontem a existência de arte rupestre na ilha Terceira.
Nuno Ribeiro, que esteve presente na Universidade dos Açores para uma conferência subordinada ao tema “Ocupações humanas pré-portuguesas nos Açores: mito ou realidade?”, afirmou que foi encontrado "um sítio de arte rupestre com características que nos fazem acreditar que remonta à Idade do Bronze".
A convicção de a ocupação humana no Arquipélago ser anterior à chegada dos portugueses é, assim, reiterada, tendo Nuno Ribeiro salientado que, nos últimos três anos, foram descobertos em várias ilhas açorianas vestígios de estruturas "que indiciam, pela sua arquitetura e construção, serem de origem pré-portuguesa".
2012-08-29 13:00:00
Sem comentários:
Enviar um comentário