Nos Estados Unidos da América, para responder com qualidade e premência aos principais desafios com os quais a educação se debatia, as escolas públicas com contrato - Charter Schools (semelhantes às nossas escolas com Contrato de Associação) - têm vindo a desempenhar um papel essencial no Serviço Público de Educação e no combate ao insucesso escolar junto das comunidades mais desfavorecidas.
E os resultados já estão à vista. Mesmo quando os alunos são oriundos de meios desfavorecidos, a tendência crescente é para uma aproximação aos resultados que caracterizam as escolas que à partida pareciam apresentar maior potencial...
Os métodos de avaliação da qualidade das aprendizagens, bem como a prestação de contas adoptada e a eficiente gestão dos fundos públicos, são responsáveis por uma abordagem ousada e inovadora que se tem repercutido num maior dinamismo e na adopção de boas práticas em todo o sistema público de educação nos Estados Unidos da América.
Pela sua qualidade e resultados, este modelo de escola pública é por isso cada vez mais procurado pelos pais e pelos professores que aí têm vindo a encontrar espaço de autonomia e reconhecimento pelo seu trabalho.
Para conhecer melhor as Charter Schools clique AQUI e aceda a um vasto conjunto de filmes sobre o assunto, ou clique AQUI e conheça o Canal de Vídeos do FLE no Youtube.
Diário de Educação clique para conhecer todas as novidades do sector da educação |
FLE - Fórum para a Liberdade de Educação
O FLE no Facebook
Canal FLE no Youtube
Documentos FLE
Art.º 26º da Declaração Universal dos Direitos do Homem
Modificar a sua subscrição
Remover subscrição
Sem comentários:
Enviar um comentário