| ANDANÇAS DE UM TIMORENSE
Prefácio de José Craveirinha
Autor: Ponte Pedrinha
Temas: Lusofonia, Literatura
Colecção: Timor - História, Política e Literatura
Ano:1998
Sinopse:
«Andanças de um Timorense é [...] a voz que faz o som; o som que se torna a Palavra, o Silogismo, a Alusão, a Temporalidade e o momento do Vazio ou da Vitória; da Mensagem, da Beleza e da pura respiração. E sem curvar a cabeça ao inspirar o encanto da redescoberta, a negação da letargia e o redescobrir da luz do sol no belo espaço de uma Pátria, a Pátria autêntica», eis algumas palavras de José Craveirinha sobre este primeiro romance do luso-timorense Ponte Pedrinha.
PONTE PEDRINHA
Ponte Pedrinha é o pseudónimo literário de Henrique Borges, natural da vila de Same, situada na região montanhosa de centro de Timor-Leste. O Autor pertence a uma família luso-timorense que se vê obrigada a abandonar Timor-Leste em 1975, na sequência da guerra civil, tendo-se refugiado primeiro na Austrália e depois em Portugal, a partir de 1976.Membro da Resistência Timorense, integra neste momento o corpo diplomático de Timor-Leste em Portugal.
(in Apresentação de Andanças de um Timorense de Ponte Pedrinha - Henriqueta Maria Gonçalves / Secção de Letras / UTAD) |
Sem comentários:
Enviar um comentário