quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Português entre as línguas mais usadas em negócios


Português entre as línguas mais usadas em negócios

Português entre as línguas mais usadas em negócios

O português é a 6ª língua do mundo mais utilizada nos negócios, segundo o ranking da Bloomberg incluído num estudo intitulado "Línguas Estrangeiras Mais Usadas em Negócios".

03-09-2011
A análise feita pela empresa norte-americana analisou 25 línguas de todo o mundo, excluindo o inglês.

Em primeiro lugar ficou o mandarim, a língua oficial da China. De acordo com a Bloomberg, o mandarim, falado por 845 milhões de pessoas, é a segunda língua do mundo mais utilizada no meio empresarial, depois do inglês. Logo a seguir ficou o francês que é falado em 27 países, por um total de 68 milhões de pessoas.

O ranking foi feito tendo em conta o número de pessoas que utilizam a língua, o número de países onde a mesma é usada como língua oficial, cruzando esta informação com as línguas oficiais dos países do G20.

A seguir ao francês ficou o árabe, e só então o espanhol. A língua oficial dos nossos vizinhos espanhóis é falada em 20 países e utilizada por cerca de 153 milhões de utilizadores na internet.

O português, falado por 178 milhões de pessoas alcançou o sexto lugar. A língua lusa é utilizada em 8 países como língua oficial permanente, e tem uma dimensão na web que chega a atingir 82 milhões de utilizadores.

Nos outros lugares do ranking ficaram o japonês, em 7º lugar, o alemão (8º lugar), o italiano e o coreano, no fim da lista.

Apesar de o mandarim ser atualmente uma língua-chave no que respeita ao mundo empresarial, Leigh Hafrey, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, explicou ao site da Bloomberg que a língua oficial da China não vai superar o inglês. "Da mesma forma que o dólar continua a ser a moeda preferida, o inglês vai permanecer como a língua preferida no futuro".

Sem comentários:

Enviar um comentário