terça-feira, 15 de maio de 2012

angolanos com bolsas de estudo no uruguai


Angolanos vão poder frequentar universidades do Uruguai

Os estudantes angolanos poderão graduar-se em Ciências Agrárias, Veterinária, Medicina, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologias de Informação e Comunicação.
Da Redação, com Angop
 
Montevideu – O governo uruguaio está disponível a receber estudantes angolanos nos seus estabelecimentos de ensino superior, afirmou, sexta-feira, em Montevideu o ministro da Educação e Cultura do Uruguai, Ricardo Ehrlich.

A posição do governo do Uruguai foi manifestada ao embaixador de Angola naquele país, Nelson Cosme.

As duas partes comprometeram-se a trabalhar no sentido de já no próximo ano lectivo os estabelecimentos de ensino do Uruguai passarem a receber estudantes angolanos a nível da licenciatura e de pós-graduação.

Os estudantes angolanos poderão graduar-se em Ciências Agrárias, Veterinária, Medicina, Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologias de Informação e Comunicação.

O Uruguai é o segundo país da América Latina no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, sendo, igualmente, o maior fornecedor de softwares do Mundo depois dos Estados Unidos da América.

O embaixador Nelson Cosme, que foi acreditado no Uruguai na quarta-feira, desenvolveu em Montevideu uma agenda de contactos, com vista a dar corpo a uma cooperação mutuamente vantajosa entre Angola e o Uruguai.

Manteve encontros com entidades da vida política, económica, social e empresarial, com destaque para o mantido com o secretário para as Relações Internacionais do Parlamento Uruguaio que propôs a criação de um Grupo de Amizade Parlamentar Uruguai-Angola e no Ministério da Defesa do Uruguai, cuja direcção manifestou o interesse de intercâmbio com Angola nesse domínio.

Por seu lado, a Federação Uruguaia de Futebol mostrou-se disponível a manter um intercâmbio com a Federação Angolana de Futebol a nível da formação das camadas jovens, feminina e masculina e também ao nível da alta competição.

O embaixador de Angola fez-se acompanhar da sua esposa, Neogilda Cosme, do adido de Defesa, tenente-general, António Lemos, do representante Comercial e ministro conselheiro, Mateus Barros, do primeiro-secretário José Gongo e do adido de Imprensa, Paulo Mateta.

O embaixador Nelson Cosme com residência no Brasil já fora acreditado, em Março, na República do Chile, como embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola naquele país.

Sem comentários:

Enviar um comentário