quarta-feira, 9 de maio de 2012

As pinturas da gruta Chauvet são as mais antigas do mundo

in diálogos lusófonos

O Homem tornou-se intelectualmente sofisticado há muito mais tempo do que pensávamos!

As pinturas da gruta Chauvet são as mais antigas do mundo

Anteriormente, os cientistas demonstraram, através de datação por radiocarbono de amostras de arte na pedra, carvão vegetal e ossos de animais encontrados na caverna Chauvet que os desenhos eram mais antigos, provavelmente com antiguidade compreendida entre 30.000 e 32.000 anos.
O que sustenta a ideia de que foram criadas por pessoas da cultura Aurignaciana, que viveram entre 28.000 e 40.000 anos atrás.
Agora, segundo estudo publicado no periódico americano Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas franceses acreditam ter conseguido a confirmação de que as pinturas são "as mais antigas e mais elaboradas já encontradas".
Os cientistas que participaram do trabalho são procedentes das universidades de Savoia e Aix Marseille, bem como do Centro Nacional de Pré-história.
As pinturas da gruta Chauvet representam animais selvagens, alguns deles perigosos

Uma datação que parece  mesmo à prova de bala confirma que o bestiário que cobre as paredes desta gruta do Sul de França foi pintado há 30 mil anos. Vai ser preciso reavaliar a cronologia da evolução cognitiva humana. Tornámo-nos intelectualmente sofisticados há muito mais tempo do que pensávamos

Fontes:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5761923-EI294,00-Arte+rupestre+de+caverna+francesa+e+a+mais+antiga+encontrada+diz+estudo.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário