terça-feira, 8 de maio de 2012

CURSOS DE PORTUGUÊS EM ANGOLA PARA REFUGIADOS DA R D CONGO


ANGOLA

Cursos de língua portuguesa beneficiam mais de mil angolanos regressados da RDCongo

A acção formativa, cujos ciclos duram seis meses cada, contou com ofinanciamento do Organismo das Nações Unidas para os Refugiados (HCR), em parceria com a Ong "Save The Children".
Da Redação, com Angop
 
M'banza Kongo - Mil e cinquenta e quatro quadros angolanos regressados da República Democrática do Congo (RDC) frequentaram os cursos de língua portuguesa na província do Zaire, no período entre 2010 a 2011, com vista a facilitar a sua reinserção no mercado de trabalho.

Segundo o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, António Domingos Nkita Margarida, os cursos foram promovidos pelo sector, através do centro de formação local.

A acção formativa, cujos ciclos duram seis meses cada, contou com o financiamento do Organismo das Nações Unidas para os Refugiados (HCR), em parceria com a organização não governamental internacional "Save The Children".

Quanto ao processo de aquisição de equivalências por parte dos profissionais que se formaram em diversos ramos e níveis do saber no país vizinho, António Nkita Margarida revelou que a sua direcção tem feito o encaminhamento dos documentos escolares às entidades centrais para o efeito.

Explicou que o processo de certificação dos estudos efectuados no exterior do país por técnicos superiores tem registado certa morosidade, o que atrasa a atribuição de equivalências.

Lembrou que o processo passa por uma série de etapas, desde a reitoria da Universidade Agostinho Neto, a embaixada do país onde foram realizados os estudos até à instituição que atribuiu os documentos.

Segundo a fonte, estes passos são necessários para se evitar burlas e falsificação de documentos por parte dos requerentes.

Disse esperar certa ponderação por parte do Tribunal de Contas que avalia os processos de ingresso à função pública, no concernente ao limite de idade, em relação aos angolanos que regressam da RDC.

Sem comentários:

Enviar um comentário