quarta-feira, 16 de maio de 2012

LIVRO SOBRE COLONIALISMO E DESCOLONIZAÇÃO



IN DIÁLOGOS LUSÓFONOS

Voltar – Memória do Colonialismo e da Descolonização

Sarah Adamopoulos

Um livro de História e de memórias, de discursos e identidades múltiplas.
Em 1975 começaram a voltar a Portugal aqueles que ficaram para o nosso imaginário e a nossa história recente como «os retornados», mas que, na verdade, em muitos casos, não «retornaram» pela simples razão de que nunca de cá haviam saído, nascidos e criados que foram em África, de famílias que para lá haviam emigrado por vezes há várias gerações.
O regresso deste contingente, calculado em perto de meio milhão de pessoas, foi segundo uns traumático, segundo outros exemplar. Um problema social e uma indiscutível riqueza para a sociedade e a economia portuguesas. Passadas quase quatro décadas, Sarah Adamopoulos foi em busca de memórias dos que regressaram das várias ex-colónias portuguesas e registou testemunhos e imagens do Portugal de então que permanecem muito vivas. São retratos de corpo inteiro de famílias, vidas e mudanças que a todos tocaram, de diferentes formas e com diferentes graus de desilusão e esperança. A esperança continuará, de novo ou ainda, virada para essa África? Certo é que a terra que tão marcada está ainda na identidade de tantos nos é de novo apontada como destino de um futuro e de uma prosperidade uma vez mais adiados.
Numa época em que, como reporta Diana Andringa no Prefácio, a tomada de consciência dos povos africanos criou uma identidade irrevogável em cada cidadão, Voltar é um título que ecoa em duas direcções e surge para muitos como uma pergunta. Estarão fechadas as feridas deste regresso?
Desejo um grande sucesso à jornalista Sarah Adamopoulos!

Voltar
Memória do colonialismo e da descolonização
Voltar – Memória do Colonialismo e da Descolonização
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 320
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896572846

(1)   Sarah Adamopoulos é jornalista. Nasceu na Holanda em 1964, já foi grega, apátrida e, finalmente portuguesa. Ligada à Internet desde 1996, um dos seus objectivos é conseguir fazer do jornalismo online um novo caminho para a Comunicação Social. Foi editora do Top 5% WebZine e co-autora da página  Cyber Tango . Publicou A Vida Alcatifada (1997), Os Implicados (1998), Viver Mata (2001) e a compilação de crónicas sobre a monoparentalidade Tudo Sobre a Minha Filha (2003). Foi bolseira do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas em 2002. Fado Menor é o resultado desse projecto de criação literária.  Sarah é autora do excelente blog a espuma dos dias”. [www.lecumedesjours.blogspot.com]

Sem comentários:

Enviar um comentário