quinta-feira, 3 de maio de 2012

mirandês - curiosodades



Espanha é um estado com várias línguas, porém com uma só oficial no estado, o castelhano, as outras são oficiais nas comunidades autónomas, de acordo aos seus estatutos, mas não tem o mesmo rango no estado que o castelhano.
As pessoas que falam outras línguas são perto de 17 milhões. Essas línguas são: português da Galiza, castelhano, Catalão, Euskara, Asturo-leonês, Occitano (Arão), amazigh (Melilha) e árabe (Ceuta), e restos da língua dos ciganos romanó e caló
Portugal é um estado de 11 milhões de pessoas, e tem uma minoria de umas 10.000 a 15.000 pessoas que tem de língua própria o mirandês; bom, esse é o jeito de chamarem em Portugal ao velho asturo-leonês, que não tem reconhecimento certo  no estado espanhol.

ALEXANDRE BANHOS

Pois bem a curiosidade jurídica é, que Portugal tem duas línguas oficiais -com o mesmo rango jurídico- o português e o mirandês, ainda que de volume muito diverso, e qualquer pessoa pode fazer qualquer gestão ante qualquer órgão do estado nessa segunda língua oficial, de facto no diário da república de quando em vez publicam alguma cousa oficial em Mirandês. Na Assembleia da República (parlamento) tem havido intervenções em mirandês, polo simples feito de afirmar a sua peculiaridade e idiossincrasia, mas sem tradutores, pois a proximidade linguística do asturo-leonês com o galegoportuguês fai-no desnecessário. (Isso mesmo deveria suceder entre todos os falantes de línguas românicas no estado espanhol, também elas próximas se não fosse a esquisita concepção dos espanhois de pensarem que saberem algo dos demais é uma imposição e não um valor.

Eis a wilipedia em mirandês

eis a tradução dos lusíadas ao mirandês

dados de Portugal em mirandês


__._,_.___

.

__,_._,___

Sem comentários:

Enviar um comentário