quinta-feira, 3 de maio de 2012

Morreu o cineasta português Fernando Lopes


Portugal Digital - Brasil/PortugalPortugal Digital - Brasil/Portugal
02/05/2012 - 17:52

Morreu o cineasta português Fernando Lopes

O diretor Fernando Lopes é um dos nomes de referência do chamado cinemanovo português. "Em Câmara Lenta" (2012) foi o último filme do cineasta, que estreou a 8 de março.
Da Redação

Lisboa - O cineasta português Fernando Lopes morreu, quarta-feira, em Lisboa, aos 76 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, vítima de doença.

O diretor Fernando Lopes é um dos nomes de referência do chamado cinema novo português. "Em Câmara Lenta" (2012) foi o último filme do cineasta, que estreou a 8 de março.

Nascido a 28 de Dezembro de 1935, perto de Alvaiázere, no distrito de Leiria, Fernando Lopes integrou a equipa inicial de jovens  profissionais que fundou a Radio Televisão Portuguesa (RTP) e foi director do Canal 2, sob a presidência de João Soares Louro, entre o fim da década de 1970 e o início da década de 80.

Despertou para a realização através do movimento cineclubista e, em 1959, tornou-se bolseiro do Fundo de Cinema Nacional. Foi estudar para a London School of Film Technic, no Reino Unido, onde obteve o diploma de realização de cinema e estagiou na BBC.

Fernando Lopes foi professor no Curso de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e dirigiu a revista Cinéfilo, com António-Pedro Vasconcelos, editada no início da década de 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário