domingo, 13 de maio de 2012

o nós contra o mercado por arturo de nieves


O Nós contra o Mercado

ARTURO DE NIEVES 12 DE MAIO DE 2012 2

12345678910 (votos: 3 , media: 9,00 )
Ouvir com webReader
Nestes dias circula pola Rede e pola sociedade galega em conjunto o formosoManifesto Língua Solidária e lembra-me o Bourdieu e lembra-me o Habermas. O primeiro escrevia, na década de 90, uma série de textos sob o nome Contre-Feux, a denunciarem a barbárie neo-liberal, ultra-liberal já daquela, e que hoje tornou as democracias em ditaduras eufemísticamente chamadas “tecnocracias” e os cidadãos em súbditos do dono do mundo, que é o mercado, que é o dinheiro, que é o Capital. O dono do mundo e o dono dos parlamentos e dos governos. Lembra-me também o conjunto de textos editados por Laiovento há já anos, sob o nome ATTAC: Contra a ditadura dos mercados, onde inteletuais comprometidos do ATTAC denunciavam o que só podia acabar como acabou.
Com efeito, a lei do mercado é sempre barbárie, a lei do mais forte ou… nem sequer. A lei do mais trampulhão, de quem controla o mercado por ter dinheiro e, como tem dinheiro, controla o mercado. E penso que é velho este artigo, tão velho que podia estar escrito em 1931 ou 32, um ano antes de que acontecera o que aconteceu… e hoje vemos como na França, que há poucos anos teve capital em Vichy, dá um 17,9% de apoio eleitoral a quem lho dá. Ninguém se estranhe, é a lógica das cousas: a barbárie, que nos torna bárbaros. A barbárie e a violência exercida contra os corpos e as almas, que nos torna imbecis e duros e escuros. Que nos torna bárbaros, gente que fala como os cães, que daí vem a palavra.
Por isso o Manifesto Língua Solidária é maravilhoso, porque é um chamamento a falarmos como seres humanos solidários, que procuram o entendimento e a melhora conjunta de todos e de todas…. E sim, por aqui chega o velho Habermas, que disto sabe um mundo e há bem tempo que no-lo contou. Porque sabe que aí está o único futuro possível. Sabe que o todos contra todos é uma derrota conjunta da humanidade como tal e sabe que a esperança está na língua, na comunicação, na capacidade do entendimento, da compreensão solidária e mútua. E isso é o que nos está a dizer o formosoManifesto Língua Solidária. Somos Nós, em comum, quem temos a palavra civilizada, enquanto eles, fala-baratos de cento e uma línguas, cada um a sua segundo lhe convenha, a ladrarem… Bárbaros que são.
ARTURO DE NIEVES

Sem comentários:

Enviar um comentário