quarta-feira, 2 de maio de 2012

Unesco recomenda que Angola aumente investimentos no ensino primário


Unesco recomenda que Angola aumente investimentos no ensino primário

"O desafio que existe é que Angola ainda está a investir muito pouco no ensino primário. A meta recomendada é que 50% dos recursos educação sejam dirigidos ao ensino primário."
Da Redação, com agências
 
Dacar – A Organização da Onu para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, recomendou maiores investimentos no ensino primário em Angola. De acordo com a agência das Nações Unidas, apenas 35 em cada 100 alunos que ingressam na educação primária conseguem concluir o nível, noticiou a rádio ONU.

O país, ao lado de Moçambique e Guiné-Bissau, integra a lista de 30 nações da África Subsaariana que devem não cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Educação. Em entrevista à Rádio ONU, de Dacar, a coordenadora de Educação da Unesco para África, Zulmira Rodrigues, apontou as áreas que merecem maior atenção.

"O desafio que existe é que Angola ainda está a investir muito pouco no ensino primário. A meta recomendada é que 50% dos recursos educação sejam dirigidos ao ensino primário. Em Angola, infelizmente, esses recursos estão a 28,6%, um valor um pouco mais de metade. O que significa que o país terá que fazer um exercício um pouco mais regulado de apoio e priorizar um pouco melhor o ensino primário".

Para a representante da Unesco, Angola tem meios suficientes para melhorar o sistema de educação. Zulmira Rodrigues disse ainda que o país deve, paralelamente à melhora do ingresso de alunos na educação primária, impulsionar a qualidade de educação, a formação de professores e a garantia de maior acesso das meninas à escola primária.

Sem comentários:

Enviar um comentário