segunda-feira, 19 de novembro de 2012

trancoso gemina com Itabirito

Trancoso geminou-se com o município brasileiro de Itabirito

A ligação à região portuguesa de Trancoso de vários elementos da comunidade luso-brasileira de Minas Gerais impulsionou a assinatura de um acordo de geminação este mês.
Lisboa - O município português de Trancoso é desde 9 de novembro uma "cidade irmã" de Itabirito, no Estado de Minas Gerais (Brasil), fruto de um protocolo celebrado naquela cidade brasileira, com as presenças do prefeito de Itabirito, Manoel da Mota Neto, e do presidente do município de Trancoso, Júlio Sarmento, além do vice-presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte, Marco António Borges.
O Centro da Comunidade Luso-Brasileira está este ano a celebrar os 100 anos da sua fundação e é presidido por Leonardo da Costa Andrade Mendes, de raízes familiares em Póvoa do Concelho, Trancoso, tendo como secretário-geral António Andrade Mendes, também natural de Póvoa do Concelho.
Segundo uma nota de imprensa do município português, "a geminação tem como fundamento, o interesse cultural e histórico de aprofundar a ligação entre Itabirito no Brasil e Trancoso".
O acordo tem ainda em conta "o reconhecimento da importância histórica de Itabirito e Trancoso, bem como o interesse político de alargar e diversificar as relações institucionais de ambos os municípios, contribuindo para uma maior aproximação da nação brasileira e portuguesa".
Um dos objectivos da geminação é o estudo histórico e cientíico da identidade do topónimo Itabirito com base na historia e na acção do seu fundador, Luís Figueiredo Monterroyo, senhor de Torre do Terrenho, concelho de Trancoso. Está também prevista a cooperação institucional nos domínios cultural, educacional, social, económico e turístico.
O cônsul de Portugal em Belo Horizonte, André Mello Bandeira, também presente na assinatura do acordo, disse por sua vez que estes tipos de parcerias são "importantes e necessários" no aprofundamento das relações entre povos, neste caso entre o Brasil e Portugal.

http://www.portugaldigital.com.br/sociedade/ver/20073271-trancoso-geminou-se-com-o-municipio-brasileiro-de-itabirito

Sem comentários:

Enviar um comentário