Trancoso geminou-se com o município brasileiro de Itabirito
18/11/2012 17:00
A
ligação à região portuguesa de Trancoso de vários elementos da
comunidade luso-brasileira de Minas Gerais impulsionou a assinatura de
um acordo de geminação este mês.
O Centro da Comunidade Luso-Brasileira está este ano a celebrar os 100 anos da sua fundação e é presidido por Leonardo da Costa Andrade Mendes, de raízes familiares em Póvoa do Concelho, Trancoso, tendo como secretário-geral António Andrade Mendes, também natural de Póvoa do Concelho.
Segundo uma nota de imprensa do município português, "a geminação tem como fundamento, o interesse cultural e histórico de aprofundar a ligação entre Itabirito no Brasil e Trancoso".
O acordo tem ainda em conta "o reconhecimento da importância histórica de Itabirito e Trancoso, bem como o interesse político de alargar e diversificar as relações institucionais de ambos os municípios, contribuindo para uma maior aproximação da nação brasileira e portuguesa".
Um dos objectivos da geminação é o estudo histórico e cientíico da identidade do topónimo Itabirito com base na historia e na acção do seu fundador, Luís Figueiredo Monterroyo, senhor de Torre do Terrenho, concelho de Trancoso. Está também prevista a cooperação institucional nos domínios cultural, educacional, social, económico e turístico.
O cônsul de Portugal em Belo Horizonte, André Mello Bandeira, também presente na assinatura do acordo, disse por sua vez que estes tipos de parcerias são "importantes e necessários" no aprofundamento das relações entre povos, neste caso entre o Brasil e Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário