sexta-feira, 9 de novembro de 2012

património português


Heritage of Portuguese Influence/ Património de Influência Portuguesa — HPIP — é a evolução natural do projeto Património de Origem Portuguesa no Mundo: arquitetura e urbanismo que, sob a direção de José Mattoso, a Fundação Calouste Gulbenkian desenvolveu entre 2007 e 2012. Teve como objetivo uma publicação em três volumes, mais um de Índices, de uma compilação de informação sobre o tema, composta sob a forma de dicionário de matriz geográfica. Esse processo está bem caraterizado nos textos de apresentação do projeto de Emílio Rui Vilar e de José Mattoso, bem como no Histórico.
Evolução natural porque a obra impressa tem um preço e uma expressão física que na realidade só a torna acessível ao grande público em bibliotecas, mas também porque face à matéria e ao seu âmbito geográfico tem um enorme potencial de constante atualização. Mesmo com uma vasta e qualificada equipa como a que se reuniu para o efeito, não é possível cobrir a totalidade do planeta em casos e conhecimento já disponível e atualizado. São pois evidentes os dois eixos desejáveis de desenvolvimento do projeto: divulgação mais ampla e reunião integrada de informação dispersa. Uma vez conjugados de forma eficaz, podem gerar um feliz efeito recíproco de bola de neve. Basta que a divulgação estimule a colaboração e vice-versa.
Para atingir tais objetivos o meio ideal é o de um sítio em linha, que se apresente e funcione como portal público interativo da base de dados georeferenciada na qual se concentre e administre toda a informação reunida. Como capital inicial contamos com o conteúdo dos livros, que é, por certo, suficientemente atrativo e estimulante para suscitar a integração do contributo de todos quantos pelo mundo fora tenham algo a acrescentar ou a corrigir, seja através de conteúdos escritos ou gráficos (fotografia, desenhos, iconografia, etc.)
A conjugação de tudo isso produzirá a auto identificação da comunidade herdeira desses bens partilhados em influências várias e mestiçadas. O conhecimento e a sua globalização em ambiente pós-colonial é a base da identificação das comunidades com o(s) seu(s) património(s) e, assim, o catalisador da sua salvaguarda, valorização, uso e desenvolvimento integrados.
A reunião de um acervo com todas estas caraterísticas será por certo também relevante no apoio à comunidade científica, não apenas pela disponibilização de dados, mas pela forma cruzada e integrada como surgem, graças à gestão proporcionada pelo sistema de informação com base geográfica [SIG], pela atualização e integração permanentes de nova informação, pela facilidade de acesso, etc.
Além da gestão de informação de forma plenamente eficaz, o SIG permite a pesquisa, quer através do mais comum questionário alfanumérico (caixa com o ícone lupa no canto superior direito), quer navegando sobre um mapa ou imagem de satélite do GoogleMaps. Ali encontramos para cada item listado um pin com o logo do HPIP, mas também, para alguns dos núcleos urbanos de maior dimensão, um desenho sobreposto que evidencia o essencial do traçado urbano primitivo, as estruturas defensivas e/ ou o posicionamento dos edifícios fichados. Também é possível pesquisar diretamente sobre índices pré-formatados (geográfico/toponímicoonomásticoautores originaiscronológico) a partir do menu CONTEÚDOS>NAVEGAÇÃO. Outro meio de pesquisa disponível é diretamente sobre as imagens a partir dos submenus contidos emIMAGENS. Com um simples toque sobre a imagem tem-se acesso a todo o conteúdo da entrada a que diz respeito.
Em CONTEÚDOS>CONTEXTOS encontra-se um conjunto de textos simultaneamente de síntese e de enquadramento histórico segundo quatro grandes regiões geográficas: América do Sul; Asia e Oceania; Norte de África, Golfo Pérsico e Mar Vermelho; e África Subsaariana. Para cada uma dessas quatro regiões existe um texto geral mais extenso e um conjunto de outros mais pequenos, que detalham aspetos relativos ao PIP em cada uma das sub-regiões em que se organizou essa informação.


Visite o Portal do Património de Origem Portuguesa no Mundo no   http://www.hpip.org/Default/pt/Homepage

Sem comentários:

Enviar um comentário