domingo, 25 de março de 2012

morreu antonio tabucchi

Morreu Antonio Tabucchi autor italiano com longa ligação a Portugal, foi autor entre outros de A MULHER DE PORTO PIM, uma ode açoriana


Itália
24-09-1943
Antonio Tabucchi (nascido em Vecchiano, província de Pisa o 24 de Setembro de 1943) é um escritor italiano, professor de Língua e Literatura Portuguesas na Universidade de Siena.
Muito apaixonado por Portugal, e dos melhores conhecedores, crítico e tradutor italiano do escritor português Fernando Pessoa. Tabucchi chega à obra de Pessoa nos anos sessenta, na Sorbona, fica fascinado e no seu retorno a Itália assiste a aulas de português para poder perceber melhor o poeta.
O seus livros têm sido traduzidos em dezoito Estados. Em parceria com Maria José de Lancastre, a sua companheira, tem traduzido ao italiano muitas das obras de Pessoa. Tem escrito, além, um livro de ensaios e uma comédia teatral sobre ele.
Obteve o prémio francês "Médicis étranger" pelo seu romance Notturno Indiano, e o prémio Campiello por Sostiene Pereira.
Alguns dos seus livros mais conhecidos são Notturno IndianoPiccoli equivoci senza importanzaUn baule pieno di genteGli ultimi tre giorni di Fernando Pessoa,Sostiene PereiraLa testa perduta di Damasceno Monteiro e Si sta facendo sempre più tardi. Vários dos seus livros têm sido levados ao cinema, destaca Sostiene Pereira, onde Marcello Mastroianni realiza uma das suas últimas interpretações, em 1995, só um ano antes da sua morte.
Retirado de Sapo Saber a 04-09-2010Biografia
Antonio Tabucchi nasceu em Pisa, Itália, em 1943. É professor de literatura portuguesa do Departamento de Português da Universidade de Pisa e um dos maiores especialistas da actualidade em Fernando Pessoa, sobre quem escreveu vários ensaios e cuja obra traduziu para italiano. Apreciador também de literatura brasileira, traduziu poemas de Carlos Drummond de Andrade que foram publicados no volume Sentimento del mondo (Turim Einaudi 1987) e o romance Zero, de Ignácio de Loyolla Brandão. Do autor a Rocco já publicou A cabeça perdida de Damasceno Monteiro, Afirma Pereira, A mulher de Porto Pim, Noturno indiano, O anjo negro, Os três últimos dias de Fernando Pessoa, Os voláteis do beato Angélico, Requiem e Sonhos de sonhos.
Títulos

Read more: http://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=397#ixzz1q8SGQX78

Sem comentários:

Enviar um comentário