terça-feira, 6 de março de 2012

Órgão regulador português corta acesso de Cabo Verde à Biblioteca do Conhecimento Online


CABO VERDE

Órgão regulador português corta acesso de Cabo Verde à Biblioteca do Conhecimento Online

Foi-nos comunicado pela Autoridade Nacional de Comunicação de Portugal (ANACOM), agência que coordena essas acções, que por motivos de organização interna de carácter financeiro suspenderam o acesso".
Da Redação, com agência
 
Praia – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) deixou de ter acesso, a partir deste mês, à Biblioteca do Conhecimento Online (B-on) que tem como principal objectivo a disponibilização on-line de conteúdos científicos à comunidade académica, noticiou a agência Inforpress.

A informação foi confirmada à Inforpress, segunda-feira (5), pelo pró-reitor da Uni-CV, Ângelo Barbosa, que desvalorizou o facto, justificando que, para além do B-on, projectolançado por Portugal em 2004 e do qual Cabo Verde desfrutou durante dois anos, a Universidade pública tem disponível outras bibliotecas on-line e com conteúdos variados através do seu site oficial.

“Temos estado a utilizar esse repositório, mas foi-nos comunicado pela Autoridade Nacional de Comunicação de Portugal (ANACOM), agência que coordena essas acções, que por motivos de organização interna de carácter financeiro suspenderam o acesso à plataforma”, disse.

De acordo com Ângelo Barbosa, essa decisão deve-se ao facto de Portugal estar a sofrer uma crise económica de carácter mundial pelo que, segundo a ANACOM, “é imperativo” reorganizar processos, equacionar modelos e optimizar parcerias.

Entretanto, admitiu Ângelo Barbosa, a agência portuguesa deixou aberta a possibilidade de serem gizados futuros caminhos e parcerias, após uma avaliação a ser realizada do apoio dado em termos de provimento da BO-on até ao momento.

“A Uni-CV está num processo negocial para ver se consegue retomar a parceria, mas existem outros recursos voltados para investigação disponível no nosso site, um espaço digital que permite a professores e alunos enriquecer o processo de ensino aprendizagem sobre qualquer área de conhecimento e que é utilizado em qualquer universidade de mundo”, enalteceu.

Na opinião do pró-reitor, a Uni-CV continuará ligada à B-on, uma vez que é possível haver acesso, através dela, a um conjunto de bibliotecas cujo acervo é livre, visto que para se ter acesso a essas bibliotecas os custos “são exorbitantes”, não tendo, entretanto, adiantado números.

Para além da B-on, a comunidade académica e científica da Uni-CV tem acesso a outras bibliotecas de conhecimento online, como a Biblioteca das Nações Unidas, a Biblioteca Mundial Digital e a Memória d’África, podendo fazer o download (transferência) de artigos em texto integral, bem como a sua impressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário