quarta-feira, 22 de agosto de 2012

BRASIL PAÍS DESIGUAL

in diálogos lusófonos
Segundo estudo do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat)
Brasil é 4º país mais desigual da América Latina – Fonte ONU

O Brasil é o quarto país mais desigual em distribuição de renda da América Latina e Caribe, ficando atrás somente de Guatemala, Honduras e Colômbia. Segundo o relatório da ONU-Habitat (Organizações das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos), todos esses países tiveram índice Gini acima de 0,56 (taxa medida entre 0 e 1, quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade do país). Apesar do resultado, o Brasil avançou no combate à desigualdade. Em 1990, ocupava a liderança das nações com pior distribuição de renda.

A cidade de Goiânia foi considerada a mais desigual em toda a América Latina e o Caribe, com Gini de 0,65, seguida por Fortaleza, com índice acima de 0,60. Os países menos desiguais, segundo o relatório, são Venezuela, Uruguai e Peru.

De acordo com o levantamento, a taxa de urbanização no Brasil foi a maior em toda a América Latina. Hoje, 86,53% dos brasileiros vivem em cidades, o que significou também problemas no desenvolvimento das regiões urbanas do país, que sofrem com problemas de infraestrutura, moradia, transporte, poluição e segurança pública. O Brasil é o 14 país da América Latina com mais pessoas vivendo em favelas. São 11 milhões de brasileiros (28%) morando em comunidades com infraestrutura precária. Esse índice está acima da média latino-americana, de 26%. O país é o segundo maior poluidor da América Latina, responsável pela emissão de 23% gases que provocam o efeito estufa na região, atrás apenas do México, que é responsável pela emissão de 30% dos gases poluidores na região.

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2012-08-21/brasil-e-quarto-pais-mais-desigual-de-america-latina-e-caribe-revela-onu.html

Sem comentários:

Enviar um comentário