sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Crescente interesse pelo português é "um avanço conjunto" da CPLP


Crescente interesse pelo português é "um avanço conjunto" da CPLP

Crescente interesse pelo português é "um avanço conjunto" da CPLP

A linguista brasileira Edleise Mendes é perentória: "O sucesso económico do Brasil e Angola está a puxar internacionalmente o interesse pelo português", mas o fenómeno traduz também "um avanço conjunto" da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

28-08-2012
"Estamos a viver o `boom` do português e a crescer como bloco cultural e linguístico", realçou Edleise Mendes em declarações à agência Lusa em Pequim.
"Creio que o português nunca esteve em tão boa forma e a tendência é para crescer e crescer muito", acrescentou.
Presidente da Sociedade Internacional de Português-Língua Estrangeira (SIPLE), fundada há vinte anos no Brasil, a professora Edleise Mendes participou na semana passada em Pequim e em Macau num colóquio sobre o ensino do português e do chinês na China e na CPLP.
Foi uma iniciativa do Fórum de Macau para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e a CPLP, para "valorizar a expansão do português e as relações económicas e políticas" entre os dois blocos.
"O português é uma língua que tem valor económico e temos que aproveitar o momento económico e político para puxar os outros ganhos", defendeu Edleise Mendes.
Segundo também destacou, "há mais de 250 milhões de falantes do português no mundo inteiro" e o próximo Mundial de futebol, que decorrerá no Brasil em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, dois anos depois, serão "um pontapé adicional na divulgação da língua portuguesa".
"Há centenas de pessoas a aprender português só por causa desses acontecimentos", indicou Edleise Mendes.
A especialista insistiu, contudo, que no espaço da lusofonia há "varias línguas em português" e não apenas a "variante" portuguesa ou brasileira.
"É muito rico falarmos a mesma língua e pertencermos a diferentes matrizes culturais", afirmou. Ler o artigo completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário