quarta-feira, 29 de agosto de 2012

descobertas construções megalíticas e arte rupestre Ilha Terceir

 Descoberta construções megalíticas e arte rupestre Ilha Terceira/Açores/Portugal Insular: Telejornal -Açores - RTP Play - RTP
Telejornal - Açores - RTP Play - RTP
Source: rtp.pt

O arqueólogo Nuno Ribeiro, presidente da Associação Portuguesa de Arqueólogos, diz ter encontrado vestígios de arte rupestre na Terceira que provam que os Açores não foram descobertos pelos portugueses.


Em declarações à Antena 1 Açores em Ponta Delgada, o arqueólogo diz que existem vários vestígios a carecer de estudo, incluindo construções, que podem sustentar a tese de que outros povos terão estado nas ilhas antes dos portugueses.



 

Nuno Ribeiro queixa-se do pouco empenho das autoridades regionais em facilitar o estudo do assunto e acrescenta que existem universidades estrangeiras interessadas na questão.

Antena 1 Açores



8/29/12, Joaquim Fernandes, historiador, compartilhou:

Caros amigos,


Revejam o Telejornal/RTP Açores de ontem, a partir do minuto 3' 34''.
Foi mais ou menos isto que "prenunciei" com laivos de inconsciente "profecia" no meu romance histórico "O Cavaleiro da Ilha do Corvo",
que publiquei em 2008: a história desconhecida e ignorada da Macaronésia atlântica era uma inconveniência para a gesta lusitana de "500". 
Passados 4 anos a História emerge do longo sono do Passado parecendo quere dar-me razão e, sobretudo, justiçar essa voz incómoda que foi Damião de Góis que revelou em primeira mão que os portugueses não haviam sido os primeiros
a habitar e a colonizar as ilhas açorianas... A estátua do enigmático cavaleiro encontrado na Ponta do Marco confirma tal pressuposto.
As desejadas escavações no terreno irão esclarecer - e provavalemente diluir - este episódio de ficção histórica traduzida na nossa
pseudo prioridade da navegabilidade e descobertas no Atlântico...
Esta é uma das mais inesperadas NOTÍCIAS dos últimos 5 séculos!
Um abraço, 
Joaquim Fernandes, PhD
Rua Francisco Sena Esteves, 22, 3º Dtº Tras.
4200-604 Porto
Portugal

Telf.228317397
Tlm. 917338986
 


CTEC Board - Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência 
Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto




Sent: quarta-feira, 29 de Agosto de 2012 11:36
 
Subject: Descoberta construções megalíticas e arte rupestre Ilha Terceira: Telejornal -Açores - RTP Play - RTP
Anunciada descoberta de construções megalíticas e arte rupestre na ilha Terceira pelo Prof. Doutor Félix Rodrigues Univ. Açores. Façam por favor a divulgação.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Ribeiro

Descoberta arte rupestre na Terceira

O achado desta arte milenar reforça a convicção de que a ocupação humana nos Açores é anterior à chegada dos portugueses.

O presidente da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA) revelou ontem a existência de arte rupestre na ilha Terceira.
Nuno Ribeiro, que esteve presente na Universidade dos Açores para uma conferência subordinada ao tema “Ocupações humanas pré-portuguesas nos Açores: mito ou realidade?”, afirmou que foi encontrado "um sítio de arte rupestre com características que nos fazem acreditar que remonta à Idade do Bronze".
A convicção de a ocupação humana no Arquipélago ser anterior à chegada dos portugueses é, assim, reiterada, tendo Nuno Ribeiro salientado que, nos últimos três anos, foram descobertos em várias ilhas açorianas vestígios de estruturas "que indiciam, pela sua arquitetura e construção, serem de origem pré-portuguesa".
2012-08-29 13:00:00 

Sem comentários:

Enviar um comentário