sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PORTUGUESES NAS FLORES (INDONÉSIA)


Sexta-feira, 17 de Agosto de 2012

Portugueses levam àgua potável a aldeias indonésias

Portugueses levam àgua potável a aldeias indonésias
Um projeto português que arrancou em 2011 levou já até duas localidades remotas na Ilha das Flores, na Indonésia, água potável que melhorou a vida de mais de 1.800 pessoas. A iniciativa, promovida pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IVMF) procura aumentar a disponibilidade, acesso e utilização de água própria para consumo por parte das populações locais.
 
O projeto em causa conseguiu, até ao momento, servir diretamente milhares de populares de quatro aldeias em nas localidades de Demon Pagong e Titihena, intervindo nas nascentes que as abastecem e efetuando obras nas precárias infraestruturas de abastecimento disponíveis.
 
Depois de uma primeira fase de estudos e diagnósticos sobre a melhor forma de intervenção, a equipa portuguesa está agora a trabalhar a bom ritmo.
 
"As obras para reforço da rede de abastecimento têm progredido conforme planeado, tendo-se encerrado já as obras em três das quatro nascentes previstas e em cinco aldeias. Aproximadamente 60% da execução está concluída", salienta Zara Merali, coordenadora local do projeto, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
 
Além de reforçar estes sistemas de água, os portugueses vão também assegurar, ainda este ano, a formação dos membros das aldeias beneficiárias em técnicas básicas de utilização, manutenção e reparação para que possam solucionar eventuais problemas futuros depois do final da intervenção e para sensibilizar a população.

Projeto vai ser alargado a outras aldeias
 
Para os próximos meses, o IMVF prevê o alargamento do projeto a outras cinco aldeias indonésias, complementada com a devida formação, apoiada pela organização não-governamental para o desenvolvimento World Vision Indonesia.
 
O propósito é assegurar uma maior longevidade das infraestruturas e viabilizar a maior autonomia dos habitantes locais no acesso a água segura. No total, as obras efetuadas, que terminam em Setembro em 2013, deverão ter um impacto direto no quotidiano de aproximadamente 20.000 residentes de Titihena e Demon Pagong.
 
O Instituto Marquês de Valle Flôr é uma organização não-governamental para o desenvolvimento que tem como missão a promoção do desenvolvimento socioeconómico e cultural nos países de língua portuguesa. Entre as áreas prioritárias de trabalho estão a saúde, a educação, o saneamento básico e a segurança alimentar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário