sexta-feira, 24 de agosto de 2012

convénio Brasil Portugal


As universidades portuguesas e brasileiras assinaram na passada terça-feira, em Brasília, um memorando de entendimento para agilizar o reconhecimento dos equivalências acadêmicas entre Portugal e o Brasil, facilitando o acesso profissional de diplomados nos dois países.
O convênio, que numa fase inicial abrangerá os licenciados em Engenharia e Arquitetura, foi celebrado entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a maior associação de universidades do Brasil, com sede em Brasília.
A Ordem dos Arquitectos  de Portugal entende que se conclui uma “etapa importante” com a assinatura do memorando de entendimento, entre Portugal e Brasil, sobre os graus académicos, mas lembra que é igualmente necessário o reconhecimento das qualificações profissionais.
Em comunicado, a Ordem dos Arquitectos destaca que “este memorando visa a implementação de mecanismos de reconhecimento mútuo dos títulos de formação acadêmica”, em arquitetura e engenharia, confirmando a “resolução de uma etapa importante”.
No entanto, na opinião da Ordem, é igualmente necessário “identificar os mecanismos de reconhecimento das qualificações profissionais (que estão além das qualificações acadêmicas) que estabelecem as condições de acesso à profissão e ao exercício, nomeadamente o registo profissional nas autoridades competentes para o efeito”.
Nesse sentido, a Ordem dos Arquitectos apresentou uma proposta à “Subcomissão sobre reconhecimento de graus e títulos académicos e para questões relativas ao acesso a profissões e ao seu exercício”, e diz esperar que essa matéria seja incluída na agenda da Cimeira Luso-Brasileira, agendada para o dia 6 de Setembro.
Esta proposta tem como objetivo o reconhecimento mútuo e automático das qualificações profissionais dos arquitetos. Da parte da Ordem dos Engenheiros o desejo é compartilhado, em comunicado, dizem que, apesar de se congratularem com a assinatura do memorando, esperam que o reconhecimento das qualificações profissionais faça parte da agenda da cimeira.
  1. Fonte: Público e  Ordem dos Arquitectos
http://www.archdaily.com.br/66732/portugal-e-brasil-assinam-memorando-de-entendimento-sobre-os-graus-academicos-em-arquitetura-e-engenharia/

Sem comentários:

Enviar um comentário