Conheça a invenção portuguesa para nunca mais ter de lavar o carro
Ser for daqueles que não tem paciência para lavar o carro, saiba que já há solução para o seu problema
A investigadora portuguesa Catarina Esteves e a sua equipa da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, inventou um revestimento que se repara e limpa a si próprio. Com esta inovação, para além de muitas outras vantagens, vai ser possível que os carros se lavem sozinhos.
Esta inovação foi criada a pensar no bom funcionamento dos equipamentos e objectos, já que os revestimentos actuais estão sujeitos a danos causados por contactos mínimos, como é o caso de os arranhões.
A Universidade explicou, em comunicado, que a superfície tem incorporadas hastes especiais, que transportam os grupos químicos funcionais, posteriormente misturados com o revestimento. Assim, este novo invento permite que, quando a camada superficial for removida ou danificada, estes materiais que se encontram alojados nas camadas inferiores se orientem, de forma automática, para a superfície do revestimento, restaurando a sua função.
Esta nova tecnologia só tem uma limitação: funciona apenas em arranhões superficiais que não penetram totalmente o revestimento.
Neste momento, já se deve estar a perguntar como é que este revestimento permite que um carro se lave a si próprio? Resposta: através de um revestimento impermeável, que se reparará sozinho. Em dias de chuva, fará com que as gotas de água que caiam no carro lavem a sujidade.
A mesma teoria se aplica a telemóveis, painéis solares ou fuselagens de aviões que poderão ficar limpos por mais tempo. Como consequência, também os seus revestimentos vão ter uma maior durabilidade.
Esta inovação não ficará por aqui. Catarina Esteves e a sua equipa pensam continuar a aperfeiçoar esta criação, com o apoio de outras universidades e de parceiros industriais.
Estima-se que entre seis a oito anos, se comecem a comercializar os primeiros revestimentos a preços semelhantes aos actuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário