quarta-feira, 1 de agosto de 2012

BOLETIM FLE


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A importância dos dados e da informação é fundamental no sector da educação. Por isso, o Banco Mundial tem feito enormes esforços no sentido de convencer os decisores políticos de que a disponibilização dessa informação é um factor / motor de fomento do sucesso e da melhoria substancial dos resultados educativos.

Compreendendo a importância deste pressuposto, o FLE tem vindo a chamar a atenção para o facto de em Portugal estes dados não serem conhecidos. Só assim se explica que ainda não saibamos com rigor quais são os custos associados a um aluno que frequenta uma escola estatal e não tenhamos acesso a dados organizados sobre a generalidade das matérias importantes para perceber o real estado em que se encontra a educação em Portugal, tais como aqueles que se relacionam com o impacto educativo, o esforço financeiro associado a vários projectos, ou sobre a oferta educativa disponível em cada escola.

O Mapa divulgado pelo Banco Mundial é bem ilustrativo desde vazio de informação: Portugal, embora esteja integrado no continente que mais dados disponibiliza, aparece com a cor dos países em que não existe tratamento credível nem divulgação pública dos dados educativos. Esta é uma das razões que justifica o facto de o debate educativo estar centrado há décadas no fornecedor de serviço, descurando-se as avaliações e monitorizações da qualidade e, em última instância, os próprios alunos.

Sabemos, no entanto, que as escolas se queixam sobre o tempo que consomem a fornecer  dados ao Ministério da Educação e sabemos que Portugal dispõe de uma boa e reconhecida base de dados educativos. Seria de uma enorme utilidade pública se o Governo  informasse os cidadãos sobre os dados educativos que existem e como são utilizados, de forma a que investigadores e jornalistas possam lançar mãos à obra de forma crítica, fundamentada e consciente.

Se quiser conhecer de forma completa este estudo e perceber que existem mais de setecentos indicadores educativos que são vulgarmente utilizados nos países onde se avalia a qualidade da educação, clique AQUI.

Diário de Educação
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