terça-feira, 7 de agosto de 2012

conferência portugal brasil

in diálogos lusófonos

Lisboa vai acolher em setembro conferência "Portugal – Brasil: um Olhar Atual"

Os ex-presidentes de Portugal e do Brasil, Mário Soares e Fernando Henrique Cardoso, farão a sessão de abertura do evento, que pretende ser espaço de análise do presente e do futuro das relações entre os dois países.

Lisboa - As relações econômicas, políticas e culturais estarão em debate, no próximo mês de setembro, em Lisboa, na conferência "Portugal – Brasil: um Olhar Atual", promovida pela Casa da América Latina, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Fundação Getúlio Vargas, no âmbito do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil.

Os ex-presidentes de Portugal e do Brasil, Mário Soares e Fernando Henrique Cardoso, farão a sessão de abertura do evento, que, durante dois dias, a 12 e 13 de setembro, pretende ser espaço de análise do presente e do futuro das relações entre os dois países nos domínios da economia, desporto, educação e cultura, estimulando o conhecimento mútuo e a descoberta de oportunidades de cooperação.

A conferência de abertura, no dia 12, com a participação de Soares e de FHC, terá como moderador Luís Reto, reitor do IUL, e comentários de António Costa, presidente da Casa da América Latina e da Câmara Municipal de Lisboa, e Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No segundo dia do evento, a conferência terá, entre outros convidados, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, o embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva, e o vice-presidente da Casa da América Latina, Alberto Laplaine Guimarães.

Antonio Grassi e Miguel Horta e Costa falarão sobre o "Ano do Brasil em Portugal e Ano de Portugal no Brasil"; "Empresas e oportunidades de negócio" será o tema abordado por Antonio Bustorff, presidente da Câmara de Comércio Luso-Brasileira; Raul Penna, presidente do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil; José Eduardo Carvalho, presidente da AIP-CCI; e Paulo Antonio Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Para o painel "Ensino Superior e Exercício de Profissões: certificação de diplomas e Ciência sem Fronteiras, que terá como moderador Bianor Cavalcanti, da Diretoria Internacional da FGV, foram convidados Aloizio Mercadante, ministro da Educação do Brasil, e Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência de Portugal; Glaucius Oliva, presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O tema "Desporto: a experiência portuguesa do Euro 2004 e a Copa FIFA 2014" terá moderação de José Pedro Dionísio (professor do ISCTE-IUL) e como participantes César Cunha Campos, da FGV Projetos, António Laranjo, diretor geral da Sociedade Euro 2004, e os treinadores Luis Felipe Scolari (Brasil) e Luis Figo (Portugal).

A conferência irá debater ainda o tema "Empreendedores nas Indústrias Criativas: o valor da língua portuguesa e das novas tecnologias", que será moderado por Jorge Barreto Xavier, professor do ISCTE-IUL e investigador do CIES-IUL. Para este debate foram convidados Luís Martins, do ISCTE-IUL, e representantes das empresas Portugal Telecom e Oi.

http://www.portugaldigital.com.br/politica/ver/20070984-lisboa-vai-acolher-em-setembro-conferencia-qportugal-brasil-um-olhar-atualq

__._,_.___
|
__,_._,___

Sem comentários:

Enviar um comentário